Notícia
EDP e PT impulsionam Bolsa nacional; BCP limita ganhos (act.)
A Bolsa nacional encerrou a sessão a subir, com a valorização da EDP e da Portugal Telecom a compensar a queda do BCP. O PSI-20 ganhou 0,88%.
O PSI-20 [PSI20] encerrou a sessão nos 5.887,26 com oito acções a subir, sete a cair e cinco inalteradas. O índice de referência da praça nacional encerrou no máximo da sessão, embora o dia tenha sido marcado pela fraca liquidez.
A Electricidade de Portugal (EDP) [EDP] registou a maior subida do índice, ao avançar 3,30% para os 1,88 euros por acção. Uma recuperação que se segue à tomada de mais-valias observada na sexta-feira, altura em que começou a negociar em ex-dividendos.
A Portugal Telecom [PTC]subiu 1,89%, para os 6,47 euros, depois de ter iniciado o dia a perder terreno. O título retoma assim a tendência de subida, depois das correcções bolsistas que sofreu na semana passada. A PT foi o papel mais negociado, com cerca de 5,4 mil acções transaccionadas.
O Banco Comercial Português [BCP]encerrou a sessão com uma queda de 0,65%, contrariando a tendência das instituiçõs congéneres europeias, que seguiam positivas após a divulgação de um estudo da Goldman Sachs, onde os especialistas reviam em alta a recomendação para a banca europeia, passando de «neutral» para «atractiva».
As restantes praças da Europa também encerraram a subir, após a divulgação de um relatório da Reserva Federal dos EUA, sobre a indústria manufactureira, indicar que o crescimento económico pode acelerar, impulsionando também os resultados de empresas europeias que exportam grande parte da sua produção para solo norte-americano.
Os sectores europeus com maiores valorizações foram o automóvel, com uma subida de 2,43%, da banca que valorizou 2,16% após a Goldman Sachs ter revisto em alta a recomendação para o segmento, passando de «neutral» para «atractivo».
O Dow Jones Stoxx 50, o «benchmark» da Europa, subiu 1,92%, o IBEX 35 [IBEX] cresceu 0,97% e o DAX [DAX] alemão apreciava 2,28%. Em Paris a valorização chegou aos 2,06% e na praça de Milão o índice subiu 1,07%.