Notícia
EDP e REN sobem mais de 2,5%
Numa sessão em que começaram por manter a tendência de queda nos últimos dias, EDP, EDP Renováveis e REN inverteram tendo terminado o dia a valorizar, o que permite a estas três cotadas recuperar parte das perdas acumuladas nas últimas sessões.
Depois de um início de dia a transaccionarem em terreno negativo, EDP, EDP Renováveis e REN terminaram a sessão desta terça-feira, 6 de Junho, a negociar em alta. Após ter caído mais de 1% na sexta-feira passada, mais de 2% na sessão de ontem, e de ter chegado a cair acima de 0,5% ao início da manhã, a EDP acabou por somar 2,84% para 3,257 euros.
A empresa liderada por António Mexia recuperou assim parte das perdas acumuladas nas duas últimas sessões. O que aconteceu depois de na sexta-feira ter sido noticiado que Mexia e Manso Neto, líder da EDP Renováveis, foram constituídos arguidos numa investigação do DCIAP que suspeita dos crimes de corrupção e participação económica em negócio no âmbito do fim dos contratos de aquisição de energia.
Esta terça-feira, António Mexia, Manso Neto e Eduardo Catroga, chairman da EDP, realizaram uma conferência de imprensa para explicar os contornos da investigação judicial.
"Este processo não é um processo novo. É um processo antigo, que tem décadas, é um processo que foi amplamente escrutinado ao longo de décadas, por vários governos, pelo Parlamento e pela própria Comissão Europeia, com o mesmo objectivo da investigação em causa", afirmou Mexia que garante que a empresa por si liderada "cumpriu sempre a lei".
Ao longo da sessão de hoje foram transaccionados mais de 7,7 milhões de títulos accionistas da EDP, valor que compara com a média diária nos últimos seis meses que é de praticamente 6,5 milhões. A empresa detém actualmente uma capitalização bolsista de 11,88 milhões de euros, tendo valorizado 12,27% desde o início deste ano.
A EDP Renováveis também ganhou 0,98% para 6,997 euros, isto depois de chegado a recuar perto de 0,5%, interrompendo assim um ciclo de três dias consecutivos a perder valor. António Mexia garantiu aos jornalistas que a investigação judicial não irá prejudicar a oferta pública de aquisição (OPA) lançada pela EDP sobre a EDP Renováveis. Mexia revelou que "os pedidos de clarificação" feitos pela CMVM já foram satisfeitos.
"Todos os esclarecimentos foram entregues. Esperamos que a CMVM decida, quando entender", disse.
Foram negociados pouco mais de 577 acções da empresa chefiada por Manso Neto na sessão bolsista desta terça-feira, perfeitamente em linha com a média diária nos últimos seis meses de 577.609 títulos, tendo a empresa uma capitalização de quase 6,1 mil milhões de euros.
Nota ainda para a REN que também interrompeu uma série de três sessões seguidas em queda, tendo avançado 3,64% para 2,935 euros, na maior valorização diária conseguida pela cotada liderada por Rodrigo Costa desde que no dia 17 de Junho do ano passado cresceu acima de 5%.
Durante o dia, trocaram de mãos acima de 1,6 milhões de acções da REN, o que compara com a média diária no último meio ano que é ligeiramente inferior a 788 milhões. A REN detém actualmente uma capitalização bolsista de cerca de 1,57 mil milhões de euros.