Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dona da bolsa de Lisboa compra empresa que calcula a Euribor

A Euronext anunciou a aquisição de 75% do capital da Global Rate Set Systems, não sendo conhecido o valor da operação.

Ao todo, 15 cotadas da principal índice nacional, o PSI, reportaram lucros de 5,4 mil milhões de euros, abaixo dos esperados 5,5 mil milhões.
Vitor Chi
A Euronext fechou um acordo para a aquisição de 75% do capital da Global Rate Set Systems (GRSS), uma empresa fornecedora de serviços para administradores de índices de referência. A dona da bolsa de Lisboa anunciou esta sexta-feira o negócio, que vai "reforçar significativamente o franchise de índices" do grupo europeu.

Fundada em 2009 e com sede na Nova Zelândia, a GRSS é responsável pelo cálculo de três dos principais índices de referência de taxas de juro da Europa: a Euribor, a sueca Stibor e a norueguesa Nibor.

Também detém e opera dois administradores de índices de referência regulamentados que produzem a Cibor na Dinamarca e a Pribor na República Checa), bem como administrador de índices de referência que produz os índices Tab, Tado e Icp no Chile.

De acordo com o comunicado da Euronext, a GRSS fornece uma "solução completa" para o desenvolvimento, exploração e monetização de índices de referência, índices e outras formas de dados de mercado regulamentados ou não regulamentados.

"A aquisição da Global Rate Set Systems é um novo marco no alargamento da oferta de dados e índices da Euronext", diz o CEO da Euronext, Stéphane Boujnah, citado em comunicado. "Permite-nos expandir a oferta da Euronext a índices de referência de taxas de juro e índices de dados provenientes de contribuições. A GRSS tem um forte historial de crescimento contínuo das receitas e de serviços de elevada qualidade", sublinha.

O valor do negócio não é conhecido, com a Euronext a indicar apenas que a transação está em "conformidade" com a política de alocação de capital da empresa, sendo esperado um retorno sobre o capital investido acima do custo médio ponderado de capital entre os anos três e cinco após o fecho.

A transação será totalmente financiada com o dinheiro existente e não terá impacto na trajetória de desalavancagem da Euronext. A conclusão está prevista para o segundo trimestre de 2024 e está sujeita às habituais aprovações regulamentares, acrescenta o grupo.
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio