Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Declarações de Obama atiram Wall Street para terreno negativo

Numa cimeira em Bruxelas, o presidente norte-americano avisou a Rússia de que os Estados unidos e a Europa avançarão, de forma concertada, com novas sanções. Declarações que estão a alimentar receios de uma escalada da tensão entre a Rússia e o Ocidente.

The Top Ten Stocks for March 26
26 de Março de 2014 às 20:22
  • 6
  • ...

Os principais índices norte-americanos encerraram a sessão desta quarta-feira, 26 de Março, em terreno negativo, numa altura em que crescem os receios decorrentes da tensão entre a Rússia e o Ocidente, depois de Barack Obama ter afirmado que a ordem internacional está a ser testada.

 

O índice industrial Dow Jones deslizou 0,6% para os 16.268,99 pontos e o tecnológico Nasdaq perdeu 1,43% para 4.173,578 pontos. Já o S&P500 desceu 0,7% para 1.852,63 pontos. 

 

Numa cimeira com os presidentes do Conselho Europeu e da Comissão Europeia, Herman Van Rompuy e Durão Barroso, em Bruxelas, o presidente norte-americano avisou a Rússia que os Estados Unidos e a União Europeia avançarão de forma concertada com novas sanções, nomeadamente no sector da energia, se Moscovo prosseguir as incursões pela Ucrânia.

 

No mesmo sentido, Obama apelou aos parceiros europeus para diversificarem as suas fontes de energia, de forma a reduzirem a sua dependência do gás russo.

 

“Os investidores de todo o mundo têm estado à espera de ver que tipo de reacção terão, efectivamente, os Estados Unidos e a União Europeia em relação à anexação da Crimeia pela Rússia, além de sanções”, explica Frederic Dickson, director de investimentos da Lake Oswego, citado pela Bloomberg. “As sugestões de escalada da tensão, em termos de retórica ou acção, levarão, provavelmente, os investidores a afastarem-se”.

 

Na cimeira, em Bruxelas, Barack Obama sublinhou que a anexação da península ucraniana da Crimeia pela Rússia constitui uma violação do direito internacional, e que americanos e europeus condenam essa decisão. O presidente norte-americano avisou os russos que “fizeram um erro de cálculo” ao pensar que poderiam dividir os aliados e que “a Rússia está isolada.”

 

Na sessão desta quarta-feira, destaque para as perdas do Facebook, que desvalorizou 6,94% para os 60,385 dólares depois de ontem, 25 de Março, ter anunciado a compra de todo o capital da Oculus, uma empresa avaliada em 2,3 mil milhões de dólares (1,6 mil milhões de euros).

 

Com uma queda acentuada encerraram também as acções da King Digital Entertainment, fabricante do popular jogo “Candy Crush”, que se estreou hoje em bolsa. As acções caíram 15,47% para os 19,02 dólares. A primeira cotação fixada foi de 20,50 dólares, dois dólares abaixo do preço a que as acções foram vendidas na Oferta Pública Inicial (IPO). 

 

Ver comentários
Saber mais Rússia Barack Obama Crimeia mercado e câmbios bolsa Wall Street
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio