Notícia
Dados económicos impulsionam Wall Street
As bolsas norte-americanas encerraram em terreno positivo, porque o facto de a produção industrial ter crescido mais do que o esperado ofuscou a subida de tom da tensão no Iraque.
O Dow Jones subiu 0,03% para 16.781,01 pontos, o Nasdaq apreciou 0,24% para 4.321,105 pontos e o S&P 500 somou 0,08% para 1.937,78 pontos.
A Gazprom, companhia russa de gás natural, informou esta segunda-feira, 16 de Junho, que passará a fornecer à Ucrânia apenas gás pago em adiantado. A falha da Ucrânia no pagamento de parte da sua dívida de gás justifica a decisão, refere a Reuters.
Também esta segunda-feira, a empresa ucraniana de gás Naftogaz informou ter entrado com uma acção no tribunal de arbitragem de Estocolmo para tentar recuperar cerca de 6 mil milhões de dólares pagos pagos indevidamente à Gazprom.
Já no Iraque, residentes na cidade de Tal Afar disseram à Reuters que a cidade caiu perante os rebeldes do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL), após uma batalha que deixou pesadas baixas em ambos os lados.
A tensão quer na Rússia quer no Iraque está a penalizou o sentimento dos investidores durante grande parte da sessão, mas os dados económicos acabaram por pesar mais. A produção industrial nos EUA aumentou mais do que o esperado, em Maio. A produção nas fábricas, minas e utilities subiu 0,6%, anunciou hoje a Reserva Federal.
A impulsionar estiveram empresas como a Intel, que valorizou 0,50% para 30,01 dólares, e como a General Motors, que avançou 1,21% para 36,06 dólares.
As bolsas norte-americanas subiram, depois de terem registado a primeira queda semanal em quase um mês, na semana passada.