Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsas europeias sobem quase 1% animadas por dados económicos

As acções europeias avançaram quase 1% depois de terem sido divulgados dados económicos animadores relativos à actividade da indústria e dos serviços na Zona Euro.

22 de Agosto de 2013 às 17:27
  • 3
  • ...

O índice de referência para as acções da Europa, Dow Jones Stoxx 600, avançou 0,98% para 303,55 pontos, com mais de seis títulos a subirem por cada um que perdeu terreno. Entre as principais praças da Europa os desempenhos oscilaram entre 0,55%, na Grécia, e 1,98% do IBEX, em Madrid. A sessão bolsista desta quinta-feira foi marcada pela divulgação de dados económicos animadores relativos à actividade indústria e dos serviços na Zona Euro.

 

“Os dados melhores do que esperado podem ser vistos como mais uma confirmação de que a Zona Euro ultrapassou a recessão e está a recuperar gradualmente”, afirmou o gestor de fundos da Frankfurt-Trust Investment, Raimund Saxinger, à Bloomberg. “Os bancos também estão a conduzir melhorias no mercado, o que pode ser uma confirmação de confiança na recuperação”, acrescentou.

 

Durante a sessão foram divulgados indicadores económicos que apontam para a melhorias das condições económicas na Zona Euro. O índice compósito de actividade na indústria e serviços da região aumentou de 50,3 pontos, em Julho, para 51,3 pontos, em Agosto. O indicador alcançou um máximo de 26 meses, com a área dos serviços a registar a primeira melhoria em 19 meses.

 

Na Alemanha, que é a maior economia da região, a melhoria do indicador foi melhor do que esperado. O índice da Markit avançou de 50,7 pontos, em Julho, para 52,0 pontos em Agosto. Os economistas apontavam para uma subida para 51,1 pontos.

 

Por outro lado, as minutas da Reserva Federal divulgadas na quarta-feira não tiveram impacto negativo nos mercados. A generalidade dos responsáveis da Comissão de Operações de Mercado Aberto está “amplamente confortável” com a última decisão de manutenção dos juros e previsão de que os estímulos à economia terão lugar no final do ano.

 

Sector da banca teve o melhor desempenho na sessão

 

O conjunto de acções da banca representadas no índice DJ Stoxx 600 foram as que mais progrediram, apreciando 1,81%. O espanhol Banco Popular destacou-se ao avançar 5,64% para 3,989 euros, num dia em que as obrigações de Itália e de Espanha valorizaram, ditando uma descida dos juros implícitos. O banco holandês ING progrediu 3,92% para 8,581 euros.

 

A Royal Ahold disparou 5,2% para 12,86 euros, depois de apresentar resultados melhores do que previsto pelos analistas, relativos ao segundo trimestre. O banco de investimento Crédit Suisse reviu em alta a recomendação do banco de "neutral" para "overweight", indicando aos clientes que adquiram uma exposição a estas acções superior à média dos restantes títulos detidos.

 

(Notícia actualizada às 17h50)

Ver comentários
Saber mais bolsas IBEX mercados Europa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio