Notícia
Burberry afunda para mínimos de 2012 após resultados
As acções da Burberry estão a deslizar em bolsa mais de 12%, depois de a empresa ter apresentado resultados que ficaram aquém das estimativas e de ter revisto em baixa as previsões de resultados deste ano.
As acções da Burberry estão a deslizar 12,26% para 1.245,00 pence, tendo chegado a cair 12,90% para 1.236,00 pence, o que corresponde ao valor mais baixo desde 27 de Dezembro de 2012. A queda abrupta dos títulos surge depois de a empresa ter apresentado os seus resultados do primeiro semestre e de ter dado uma previsão de como vai ser o global do ano.
As receitas do primeiro semestre estabilizaram em torno dos 1,11 mil milhões de libras (1,49 mil milhões de euros), revelou a Burberry esta quinta-feira, 15 de Outubro. Os analistas consultados pela Bloomberg estimavam que o volume de negócios se situasse nos 1,16 mil milhões de libras.
Isolando o segundo trimestre do ano, as receitas da empresa aumentaram, numa base comparável, 1%, o que corresponde ao ritmo mais lento dos últimos três anos.
A Burberry revelou que a pesar na evolução das receitas esteve o mercado asiático, que registou uma queda das vendas, com Hong Kong e China, dois mercados chave para a marca de luxo, a registarem abrandamento na procura. 30% das receitas geradas pela Burberry provêm da China, realça a Bloomberg.
"No segundo trimestre, a procura dos clientes de luxo, especialmente os clientes chineses, foi afectada por um ambiente externo mais desafiante", adianta a empresa no comunicado publicado esta quinta-feira.
Para o total do ano de 2016, que termina em Março, a empresa prevê agora que os lucros se situem entre os 434 milhões e 461 milhões de libras, o que dá um valor médio de 445 milhões. Esta é a previsão média mais recente dos analistas e está a ser assumida como cenário central pela empresa. Este valor representa uma queda de resultados, já que no último ano estes atingiram os 455,8 milhões de libras.