Notícia
Buffett doa mais de três mil milhões de dólares para caridade
Warren Buffett doou mais de três mil milhões de dólares para fundações, incluindo a Fundação Bill & Melinda Gates. Desde 2006, as doações do empresário já superam os 27,5 mil milhões de dólares.
O "Oráculo de Omaha" deu mais um passo no seu plano de doar a maior parte da sua fortuna. Depois de, em 2006, ter anunciado que ia doar 85% das suas acções na Berkshire Hathaway a instituições de caridade, Warren Buffett concluiu mais uma parcela destas doações.
Buffett doou 3,17 mil milhões de dólares (2,78 mil milhões de euros) em acções da empresa a cinco instituições: Bill & Melinda Gates Foundation, Susan Thompson Buffett Foundation, Sherwood Foundation, Howard G. Buffett Foundation e NoVo Foundation.
Deste total, a Fundação Bill & Melinda Gates vai receber a maior parcela: 2,42 mil milhões de dólares, revela a agência Reuters.
Este é, segundo a agência de comunicação americana, o 12.º ano consecutivo de doações para fundações de caridade realizadas por Buffett e estão em linha com os seus objectivos. No total, desde 2006, o empresário já doou mais de 27,5 mil milhões de dólares, em acções, a estas cinco fundações.
Buffett passou a controlar a Berkshire Hathaway em 1965. Desde então, diz a mesma agência, já diminuiu a sua posição em mais de 40%, mantendo actualmente cerca de 17% do capital da empresa.
Em 2006, Buffett anunciou que ia doar 85% das acções da Berkshire Hathaway a instituições de caridade. O empresário tinha já traçado há algum tempo o objectivo de doar uma boa parte da sua fortuna para fins de caridade, mas estas doações deveriam ocorrer após a sua morte. Contudo, em 2006 e com 75 anos, o guru decidiu começar as doações progressivamente.