Notícia
Bolsas sobem e dólar cai após Yellen reiterar "cautela"
A expectativa de uma subida mais gradual dos juros nos EUA, após o discurso de Yellen, inverteu a tendência de queda das bolsas norte-americanas e pressionou o dólar. O ouro brilha.
Janet Yellen voltou a sinalizar cautela na política monetária dos EUA. A líder da Reserva Federal norte-americana defendeu que o banco central deve "proceder cautelosamente" na subida dos juros, devido aos riscos da economia global. As palavras de Yellen travaram as perdas das acções norte-americanas, que seguem agora a valorizar. O dólar cai e o ouro sobe com o reforço da perspectiva de um ritmo mais lento na subida dos juros este ano.
O indice norte-americano S&P 500 segue agora a valorizar 0,43% para 2.045,84 pontos, depois de ter estado a recuar 0,4% durante a sessão, antes de Yellen discursar no Clube Económico de Nova Iorque, esta terça-feira. "Considero apropriado que o Comité [Federal do Mercado Aberto, ou FOMC] proceda cautelosamente no ajustamento da política monetária", defendeu Janet Yellen.
O índice do dólar, que mede o desempenho da divisa norte-americana face a dez pares, cai 0,55% para 1.190,43 pontos. O euro valoriza 0,6% para 1,1264 dólares, acima da fasquia dos 1,12 dólares, beneficiando da queda da divisa norte-americana.
O ouro também está a beneficiar das palavras de Yellen, uma vez que a subida dos juros torna o investimento no metal precioso menos atractivo. O metal valoriza 1,25% para 1,237,31 dólares por onça, pela segunda sessão consecutiva.
"Yellen está a comunicar que a Fed ainda é um dos melhores amigos dos mercados e que o custo dos empréstimos e do capital vai permanecer baixo", diz David Soweby, gestor de portefólio da Loomis Sayles & Co à Bloomberg.