Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsas europeias sobem mais de 1% com aval do parlamento grego

As bolsas europeias estão a negociar em alta pela sétima sessão consecutiva, depois de o Parlamento grego ter aprovado as medidas de austeridade acordadas entre o Governo de Atenas e os credores como contrapartida para o terceiro resgate.

Bloomberg
16 de Julho de 2015 às 10:39
  • ...

As bolsas europeias estão a negociar em alta esta quinta-feira, 16 de Julho, pela sétima sessão consecutiva, a mais longa série de ganhos desde Janeiro. Esta evolução reflecte o optimismo dos investidores em torno do aval de Atenas às medidas de austeridade que são contrapartida do terceiro resgate ao país.

O índice de referência para a Europa, o Stoxx600, valoriza 1,12% para 404,40 pontos, o valor mais elevado desde o dia 29 de Maio. Entre os principais índices do Velho Continente, destaque para o italiano MIBTEL, com uma subida de 1,34%, e para o espanhol IBEX, que ganha 1,28%. O português PSI-20 avança 1,22%, o francês CAC40 soma 1,26% e o alemão DAX valoriza 1,18%.


O Parlamento grego deu ontem luz verde ao programa de austeridade acordado entre o primeiro-ministro Alexis Tsipras e os credores. As medidas mereceram o voto favorável de 229 deputados de um total de 300, sendo que metade dos votos contra veio do Syriza, partido que apoia o Executivo. No total houve seis abstenções e 64 votos contra, dos quais 32 do Syriza.

Esta quinta-feira, 16 de Julho, o Eurogrupo – que tem estado a debater as várias possibilidades para o empréstimo de curto prazo a Atenas – faz o ponto da situação depois do aval do Parlamento grego, no mesmo dia em que o BCE termina a sua reunião de política monetária, e em que se espera que anuncie a sua decisão em relação à linha de liquidez de emergência para os bancos gregos (programa ELA).

A banca helénica está de portas fechadas desde o dia 29 de Junho, na mesma altura em que foram impostos controlos de capitais. Esta quarta-feira, Andreas Dombret, membro do Mecanismo Único de Supervisão do Banco Central Europeu (BCE), afirmou que os bancos gregos só deverão reabrir depois de receberem novo capital, e de o financiamento do banco central estar garantido.

 

"Em primeiro lugar, deve garantir-se que os bancos gregos serão suficientemente recapitalizados no âmbito de um novo programa de ajuda", defendeu Dombret num discurso em Munique, revelado pelo Bundesbank e citado pela Bloomberg. Em segundo lugar, acrescentou o membro do BCE, "deve assegurar-se que há liquidez disponível suficiente, para o caso de os depositantes quererem levantar mais dinheiro após a abertura dos bancos recapitalizados".

 

Esta quinta-feira, os resultados das empresas também estão a influenciar o desempenho das cotadas. A Swatch avança 3,39% depois de ter apresentado resultados que superaram as estimativas. A Volkswagen ganha 1,89% e a Peugeot 1,96%, depois de terem sido conhecidos dados que mostram que a venda de automóveis na Europa cresceu, no mês passado, ao ritmo mais acelerado desde 2009. 

Ver comentários
Saber mais Atenas Europa Velho Continente IBEX PSI-20 CAC40 DAX Parlamento Alexis Tsipras Eurogrupo BCE Andreas Dombret Mecanismo Único de Supervisão Banco Central Europeu
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio