Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsas europeias caem 3% para mínimos de Janeiro

Os principais índices europeus estão a negociar em queda pela quarta sessão consecutiva, penalizados pelos receios em torno da China. O Stoxx600 atingiu o valor mais baixo em mais de sete meses, e o índice alemão DAX entrou em 'bear market'.

Bloomberg
24 de Agosto de 2015 às 09:17
  • 2
  • ...

As bolsas europeias estão a negociar em forte queda esta segunda-feira, 24 de Agosto, prolongando o pessimismo da sessão asiática. As acções chinesas registaram a maior desvalorização desde 2007, e os índices japoneses perderam mais de 4,5%, naquela que já é apelidada de "Black Monday".

O índice de referência para a Europa, o Stoxx600, desliza 2,90% para 350,80 pontos, o valor mais baixo desde 15 de Janeiro. Este índice negoceia em queda pela quarta sessão consecutiva, tendo perdido, na semana passada, 6,46% - o maior recuo semanal dos últimos quatro anos. Só na sessão de sexta-feira, o Stoxx600 afundou 3,26%, a maior queda desde Novembro de 2011.

Entre os principais índices do Velho Continente, a maior desvalorização é do português PSI-20 que desce 3,72% e do índice holandês, que cai 3,22%. O DAX, que entrou em ‘bear market’ - mercado urso significa que perdeu mais de 20% desde o último pico - desliza 2,6%, e o londrino Footsie recua 2,25%.

Os sectores mais penalizados esta segunda-feira são o mineiro e o petrolífero, já que as matérias-primas também estão a ser arrastadas pelo pânico em torno da China. O petróleo está a afundar mais de 3% em Nova Iorque e mais de 2,5%, em Londres, para negociar nos valores mais baixos desde o início de 2009.

Dados económicos decepcionantes – como as exportações, as vendas a retalho e a actividade industrial - e a desvalorização da moeda chinesa têm aumentado os receios em torno do abrandamento do crescimento da economia chinesa e, consequentemente, penalizando as acções, a dívida mais arriscada, as divisas e as matérias-primas. 

Ver comentários
Saber mais bolsas europeias China matérias-primas DAX PSI-20 IBEX Footsie Europa mercados
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio