Notícia
Bolsas dos EUA pouco alteradas no arranque da semana
Depois de terem completado, na sexta-feira, o quinto mês consecutivo de ganhos, as acções norte-americanas estão pouco alteradas no arranque da semana, com os investidores à espera de resultados e indicadores sobre a economia dos EUA.
Os principais índices norte-americanos abriram pouco alterados esta segunda-feira, 1 de Agosto, numa altura em que os investidores estão atentos aos resultados trimestrais das empresas e aos indicadores sobre a evolução da economia norte-americana.
O índice industrial Dow Jones está inalterado em 18.431,70 pontos, enquanto o tecnológico Nasdaq ganha 0,08% para 5.166,13 pontos. O S&P500 valoriza menos de 0,1% para 2.174,04 pontos.
As acções norte-americanas completaram, na passada sexta-feira, o quinto mês consecutivo de ganhos, com os dados desapontantes sobre a maior economia do mundo a alimentarem a especulação de que a Reserva Federal norte-americana não vai acelerar a subida dos juros, e os resultados da Alphabet a impulsionarem os títulos do sector tecnológico.
Os traders apontam agora para uma probabilidade de 20% de uma subida dos juros já em Setembro – na semana passada era de 26% - mesmo depois de o presidente da Fed de Dallas, Robert Kaplan, ter dito que um aumento da taxa directora na próxima reunião "ainda é possível".
Recorde-se que, na semana passada, a Reserva Federal norte-americana decidiu manter os juros inalterados, sinalizando, porém, uma melhoria dos indicadores na maior economia do mundo.
A entidade liderada por Janet Yellen salientou, em comunicado, que "a informação recebida desde a última reunião de Junho indica que o mercado laboral se fortaleceu e que a actividade económica se expandiu a um ritmo moderado".
Esses factores levaram a Fed a considerar que "os riscos de curto prazo para as perspectivas económicas diminuíram".
Esta semana, os investidores vão continuar atentos à evolução da economia dos EUA, com a divulgação de dados sobre os gastos dos consumidores, o crescimento da indústria dos serviços, as encomendas à indústria e o emprego, na sexta-feira.
Os resultados trimestrais também vão concentrar a atenção dos investidores. Empresas como a Pfizer, Procter & Gamble, Time Warner e Priceline Group divulgam as suas contas esta semana.
Em destaque na sessão desta segunda-feira estão as acções da Tesla, que descem 1,27% para 231,81 dólares, depois de a empresa ter chegado a um acordo para comprar a SolarCity por 2,6 mil milhões de dólares (cerca de 2,32 mil milhões de euros), menos 300 milhões do que a proposta inicial.