Notícia
Bolsa nacional sobe pela oitava sessão
O PSI-20 acompanha a tendência positiva das principais congéneres europeias, no dia em que termina a reunião da Reserva Federal norte-americana. A bolsa nacional segue na maior série de ganhos deste ano.
A bolsa nacional está a negociar em alta esta quarta-feira, 27 de Julho, pela oitava sessão consecutiva, a maior série de subidas este ano. O PSI-20 ganha 0,46% para 4.695,66 pontos.
Lisboa acompanha, desta forma, a tendência positiva das principais praças europeias, que seguem com sinal positivo no dia em que serão apresentadas as conclusões da reunião da Reserva Federal norte-americana. Os analistas não esperam grandes novidades deste encontro, antecipando que a Fed deverá esperar por Setembro para dar indicações mais concretas sobre o rumo da política monetária nos Estados Unidos.
No plano nacional, a Nos e a EDP são as cotadas que mais impulsionam o PSI-20. A operadora liderada por Miguel Almeida ganha 3,5% para 5,98 euros, depois de ter chegado a acordo com a Altice para a partilha de conteúdos desportivos.
Já a EDP sobe 0,5% para 3,035 euros. Ainda na energia, a Galp negoceia inalterada em 12,255 euros e a EDP Renováveis desce 0,07% para 7,11 euros, depois de ter revelado ontem que encerrou os primeiros seis meses do ano com lucros de 58,8 milhões de euros, que comparam com 69,4 milhões de euros um ano antes.
Na banca, o BPI, que viu os seus lucros aumentarem 39,1% no primeiro semestre, sobe 0,45% para 1,116 euros, enquanto o BCP valoriza 0,51% para 1,97 cêntimos. Antes da abertura do mercado, o banco liderado por Nuno Amado adiou para esta sexta-feira a apresentação dos resultados do segundo trimestre, justificando a decisão com a necessidade de a fazer coincidir com a divulgação dos testes de stress.
Além da EDP Renováveis, só a Jerónimo Martins e a Semapa negoceiam com sinal vermelho. A retalhista, que apresenta os seus resultados do segundo trimestre esta quarta-feira, desce 0,62% para 14,47 euros, enquanto a Semapa perde 0,26% para 11,32 euros.