Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsa grega negoceia com restrições. Bancos perdem 30%

Os bancos gregos estão a ser os mais castigados no regresso à negociação da bolsa de Atenas, tendo já desvalorizado o máximo permitido numa única sessão. Os operadores dizem que "é um desastre total" e o CEO da bolsa considera normal.

A carregar o vídeo ...
  • 7
  • ...

O dia está a ser atípico na bolsa de Atenas. O mercado regressou à negociação, após cinco semanas encerrado, mas está a ser afectado pelas restrições impostas pelo Ministério das Finanças, pelo controlo de capitais e pelas sucessivas suspensões devido às fortes quedas.

 

"A situação no mercado de acções grego ainda vai piorar antes de melhorar", disse à agência Bloomberg o analista Luca Paolini da Asset Management. Também o gestor de activos Stavros Kallinos acredita que as acções vão continuar a cair nos próximos dias. Por agora, conta à Bloomberg, "é um desastre total". "Não é possível ter um mercado a funcionar correctamente com o controlo de capitais. Vai ser um processo gradual."    

 

No primeiro dia de negociação, após cinco semanas encerrada, a bolsa grega iniciou o dia a cair 22,63%. O principal índice da Bolsa de Atenas segue agora a perder 17,17%.

 

O índice que reúne os principais bancos gregos perde 29,92%. O Alpha Bank cai 29,81% para 22,6 cêntimos, o Piraeus Bank recua 30% para 28 cêntimos, o Eurobank recua 29,86% para 10,1 cêntimos e o National Bank of Greece desvaloriza 30% para 84 cêntimos.

 

As regras da bolsa de Atenas impedem que uma acção desvalorize mais de 30% numa única sessão, daí que por hoje as quedas no sector bancário vão ficar por aqui.

 

Socrates Lazaridis, CEO da Bolsa de Atenas, disse à Bloomberg que é normal esta queda acentuada das acções depois das negociações terem estado suspensas durante cinco semanas.

 

Foram impostas várias restrições à negociação na reabertura da bolsa grega, que segundo o CEO da bolsa deverão estar em vigor durante um mês.

 

Os investidores gregos não podem recorrer a dinheiro de depósitos para comprar acções, obrigações e outros títulos. Uma limitação que visa impedir os gregos de utilizarem a bolsa para retirar o seu dinheiro dos bancos. Os gregos podem utilizar dinheiro que esteja no exterior para aplicar na bolsa do país, sendo que aos investidores estrangeiros não foi imposta qualquer limitação.

   

Ver comentários
Saber mais Bolsa de Atenas Alpha Bank Piraeus Bank National Bank Socrates Lazaridis Atenas bolsa controlo de capitais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio