Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsa cai em dia de quedas generalizadas

O grupo EDP caiu mais de 1%, no dia em que arrancou a OPA à Renováveis. Mas não foram apenas estas cotadas que pressionaram. Das 19 empresas que integram o principal índice, 15 caíram.

A carregar o vídeo ...
06 de Julho de 2017 às 16:45
  • ...

O PSI-20 desceu 0,66% para 5.169,10 pontos, com 15 cotadas em queda e quatro em alta. No resto da Europa a tendência também é de quedas generalizadas, num dia marcado por uma emissão de dívida por parte de França que teve uma procura fraca, o que espoletou receios entre os investidores e provocou uma subida generalizada dos juros da dívida Europeia.


Além disso, foram conhecidos os relatos da última reunião do Banco Central Europeu (BCE), onde foi revelado que os governadores também ponderaram deixar cair a possibilidade de reforçar o programa de compra de activos.

O grupo EDP destacou-se, com a eléctrica a descer 1,26% para 2.822 euros, enquanto a EDP Renováveis perdeu 1,88% para 6,893 euros, mantendo-se assim acima da contrapartida da oferta pública de aquisição (OPA) lançada pela eléctrica liderada por António Mexia neste que foi o primeiro dia da oferta.

A CMVM deu ontem luz verde à OPA da EDP, tendo assim a operação arrancado esta quinta-feira, 6 de Julho. A oferta em cima da mesa é de 6,75 euros, já que a contrapartida descontou o dividendo de 0,05 euros pago pela Renováveis aos accionistas. 

O Haitong considera que é cada vez menor a probabilidade de a contrapartida ser revista em alta, mas alguns investidores parecem ainda acreditar que a oferta possa ser melhorada, só isso justifica a negociação das acções acima do preço da OPA.


Ainda no sector da energia a Galp caiu 0,98% para 13,11 euros, numa altura em que os preços do petróleo estão a subir mais de 2%, a anular parte da queda registada na última sessão, depois de ter sido noticiado que a Rússia não está disponível para aumentar os cortes de produção de petróleo além dos já implementados no seio da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). 

Na banca, o BCP recuou 0,66% para 0,2405 euros, enquanto as unidades de participação do Montepio recuaram 1,21% para 0,978 euros, depois de ontem quase terem duplicado em reacção ao anúncio de compra destes títulos por parte da Mutualista a 1 euro cada, com o objectivo de retirar estas unidades de bolsa. 

A contrariar a tendência esteve a Jerónimo Martins, que subiu 0,41% para 17,285 euros, bem como os CTT, que avançaram 0,62% para 5,547 euros. Em alta fecharam ainda a Navigator, ao subir 0,19% para 3,754 euros, e a Nos, que apreciou 0,04% para 5,251 euros.

Todas as restantes cotadas terminaram a sessão com sinal negativo.


(Notícia actualizada às 16:52 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais bolsa PSI-20 EDP EDP Renováveis OPA à EDP Renováveis BCE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio