Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BES dispara 5% após "ressaca" dos resultados

Acções do banco liderado por Ricardo Salgado já valorizaram mais de 5%, após terem chegado a perder mais de 4%, com os investidores a digerirem os resultados apresentados após o fecho da sessão bolsista de quinta-feira.

Miguel Baltazar/Negócios
14 de Fevereiro de 2014 às 15:25
  • ...

O Banco Espírito Santo (BES) inverteu a tendência de perdas com que negociou durante a manhã e está a prolongar os ganhos das últimas três sessões, em que os investidores anteciparam os resultados apresentados na tarde de quinta-feira, após o fecho do mercado.

 

Esta sexta-feira, as acções do banco que tem sede na Avenida da Liberdade seguem a valorizar 3,65% para 1,278 euros, numa sessão que tem sido de elevada volatilidade para os títulos. Isto porque o BES já chegou a subir 5,35% para 1,299 euros, numa sessão em que começou por perder mais de 3%, tendo chegado a depreciar 4,06% para 1,183 euros. Na semana, o banco valoriza 9%.

 

Os investidores estão a "digerir" os resultados apresentados após o fecho da sessão de ontem, onde deu conta de prejuízos superiores ao esperado. O banco perdeu 518 milhões de euros em 2013, depois de ter lucrado 96 milhões no ano anterior, e o prejuízo compara a média de 491 milhões de euros para que apontava a média de seis estimativas de analistas.

 

Contudo, as contas do último trimestre deixam revelam que se mantém a tendência de melhoria da qualidade dos activos do banco, conforme salientaram os analistas do BPI e do Caixa BI nas notas de análise a que o Negócios teve acesso. Uma evolução que vem reforçar a previsão de que o banco conseguirá regressar aos lucros ainda este ano.

 

O ritmo de deterioração da qualidade dos activos voltou a abrandar. Embora o crédito vencido a mais de 90 dias tenha aumentado, “esta [de deterioração] materializou-se a um ritmo significativamente menor”, lê-se na nota de comentário do Caixa BI, assinada pelo analista André Rodrigues.

 

Já a equipa de "research" do BPI destacou o contraste "resultados do quarto trimestre piores do que esperado, melhor qualidade dos activos", conforme o título da nota que enviou aos clientes esta manhã.

 

O crédito malparado, por seu lado, manteve a tendência de melhoria e o saldo da rubrica chegou a diminuir em diminuir em 344 milhões de euros no último trimestre, face ao final de Setembro. Nos três meses anteriores tinha-se verificado um crescimento de 195 milhões de euros do malparado, ao passo que no segundo trimestre fora de 334 milhões.

 

(Notícia eactualizada às 15h38)

Ver comentários
Saber mais BES resultados bolsa acções mercado economia negócios e finanças Informação sobre empresas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio