Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCP cai 8% para mínimo abaixo de 2 cêntimos

As acções do BCP descem pela quinta sessão e já acumulam uma queda de 59% este ano.  

Miguel Baltazar/Negócios
14 de Junho de 2016 às 08:48
  • 42
  • ...

O Banco Comercial Português continua a viver dias difíceis na bolsa portuguesa, registando quedas acentuadas que atiram a cotação para mínimos históricos todos os dias.

 

Esta terça-feira as acções voltaram a afundar nos primeiros minutos da sessão, chegando a cair 8,36% para 0,0185 euros (1,85 cêntimos), um novo mínimo histórico. Ontem tinham desvalorizado mais de 8% e tocado no mínimo de 2 cêntimos.

 

Esta é já a quinta sessão consecutiva de perdas para o BCP, que nas últimas 14 apenas numa deles conseguiu fechar em alta (subiu 15% na terça-feira da semana passada).

 

O BCP está a ser penalizado por factores específicos que afectam a banca portuguesa mas nas últimas sessões sobretudo pela fuga ao risco dos investidores nos principais mercados, devido aos receios com a vitória do Brexit no referendo de 23 de Junho.

 

Sendo o BCP um dos títulos com maior perfil de risco da praça portuguesa, é também um dos mais castigados. O PSI-20 desce mais de 1% e negoceia em mínimos de Fevereiro. O Stoxx Banks cai 1,4%.

 

Meia hora depois da abertura as acções do BCP caem 5,88% para 1,9 cêntimos, uma cotação que corresponde a uma capitalização bolsista de 1.186 milhões de euros. Desde o início do ano as acções acumulam uma desvalorização de 59%.

 

Os receios dos investidores com o sector bancário português e as perspectivas que o BCP tenha que recorrer a um aumento de capital para reforçar os rácios têm sido os factores que têm penalizado as acções do banco. Que continuaram a toada negativa mesmo depois do CEO, Nuno Amado, ter na semana passada afastado o cenário de um aumento de capital.  

 

Durante várias das últimas sessões a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) proibiu a venda a descoberto de acções do BCP, o que também não foi suficiente para travar a queda dos títulos.

 

Ver comentários
Saber mais Banco Comercial Português BCP Stoxx Banks Nuno Amado
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio