Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCP renova máximos de junho após acordos na Polónia. Ações disparam 20% numa semana

Os analistas do CaixaBank/BPI consideram que a notícia de que o banco polaco conseguiu chegar a acordo com 8% dos clientes com créditos em francos suíços é "positivo" para o BCP.

Confiança na retoma põe BCP na lista de escolhidas
Mariline Alves
28 de Setembro de 2021 às 13:23
  • ...

As ações do BCP estão a reagir positivamente à notícia que a divisão do banco na Polónia conseguiu chegar a acordo com cerca de 8% dos clientes que tinham créditos em francos suíços, reduzindo o número de casos em litigância contra o Bank Millennium. Para o CaixaBank/BPI, esta notícia é "positiva" para o banco, que continua a reforçar a escalada iniciada na semana passada. Em seis sessões, os títulos escalam mais de 20%.

O BCP segue a valorizar 2,62% para 0,1487 euros, o valor mais elevado desde meados de junho passado. O banco português continua, assim, a destacar-se em bolsa, elevando para 20,5% a valorização acumulada desde a passada segunda-feira.

Esta subida ocorre depois de ontem as ações já terem escalado 4%, depois de ter sido noticiado que o banco polaco do BCP conseguiu chegar a acordo com cerca de 8% dos clientes (4.000 contratos) que tinham créditos em francos suíços e que estavam a processar a instituição.

Num comentário a esta notícia, os analistas do CaixaBank/BPI consideram que este desenvolvimento é "positivo", realçando ainda que o banco consegue fechar estes acordos com condições mais favoráveis que as propostas pelo regulador do país. O BCP já tinha avançado que estava a trabalhar para chegar a acordo com os clientes fora dos tribunais.

Até ao final de junho, o banco tinha outros 3300 contratos em negociação e mais 8600 a aguardar o início do processo.

Além da intensificação dos esforços do banco para resolver a situação na Polónia associada à conversão de créditos em francos para a moeda local, o zloty, o banco tem ainda sido animado pela divulgação de notas de "research".

Na semana passada, o CaixaBank/BPI melhorou a avaliação do banco de 17 para 18 cêntimos, enquanto a recomendação passou para "comprar", do anterior nível "neutral". Além das novas previsões, o banco incluiu o BCP na lista de ações preferidas. No mesmo "research", o analista Carlos Peixoto realçava que "preço das ações do BCP tem falhado em refletir a melhoria do sentimento na Polónia".

Ver comentários
Saber mais BCP banca ações polónia research CaixaBank/BPI analistas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio