Notícia
Bankia põe à venda 4,94% da Iberdrola
O banco espanhol nacionalizado quer vender a sua participação na eléctrica, avaliada em 1.575 milhões de euros.
O Bankia colocou à venda, a 9 de Abril, a sua posição de 4,94% na Iberdrola, que está avaliada em 1.575 milhões de euros, segundo o “El País”.
O banco, nacionalizado em Maio de 2012, utilizará o sistema de colocação acelerada de acções entre grandes investidores. As entidades colocadoras são o Citigroup, UBS e Beka.
Está previsto que esta quinta-feira de manhã seja comunicado o preço final da colocação das acções, refere a mesma fonte.
A Iberdrola fechou a sessão de quarta-feira em Madrid a ceder 0,50%, a valer 5 euros por acção. No acumulado do ano, regista uma subida de 7,92% e a sua capitalização bolsista ronda os 31.880 milhões. Assim sendo, sublinha o “El País”, a participação do Bankia está avaliada em 1.575 milhões de euros.
Numa entrevista publicada recentemente, o presidente executivo do Bankia, José Ignacio Goirigolzarri, dizia que aquela era a altura ideal para a venda da participação na Iberdrola, dado que os mercados financeiros estavam a começar a “abrir” novamente.
Essas declarações, recorda o jornal espanhol, intensificaram as especulações quanto a uma possível venda iminente desta posição accionista que o Bankia controla através da sua casa-mãe BFA (Banco Financero e de Ahorros) e da qual terá de se desfazer (o mesmo sucedendo com as restantes participações empresariais) depois de ter recebido fundos públicos.
O grupo comprometeu-se a ‘acelerar a venda’ das suas participações sempre que haja liquidez no mercado e o preço da acção durante 30 sessões consecutivas em bolsa seja 15% superior ao valor que está contabilizado.