Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bank Millennium afunda quase 5% com possibilidade de aumento de imposto

O Governo polaco poderá aumentar o imposto sobre os empréstimos bancários concedidos em moeda estrangeira, o que está a penalizar as acções da unidade do BCP naquele país.

22 de Dezembro de 2016 às 11:10
  • 9
  • ...

As acções da unidade polaca do BCP estão a deslizar 4,81% na bolsa de Varsóvia para os 5,15 zlotys, penalizadas pela possibilidade de o Governo aumentar o imposto sobre os empréstimos hipotecários concedidos em moeda estrangeira (na Polónia, maioritariamente em francos suíços) para incentivar a sua conversão para zlotys.

"Vemos esta informação como negativa para os bancos com grande exposição a créditos indexados ao franco suíço", referem os analistas Jerzy Kosinski e Marta Jezewska-Wasilewska, da Wood brokerage, numa nota de análise citada pela Bloomberg.

O Governo já havia proposto uma solução para a conversão dos créditos, cuja factura para os bancos polacos poderia atingir os 9,3 mil milhões de zlotys (cerca de 2,1 mil milhões de euros). Juntamente com este aumento do imposto sobre os empréstimos, "o potencial abalo para o sector pode ser significativo", acrescentam os analistas da Wood.

A conversão dos créditos para zlotys tem sido um tema recorrente no último ano na Polónia, onde cerca de 500 mil pessoas contraíram créditos à habitação indexados ao franco suíço, esperando beneficiar das baixas taxas que então se praticavam naquele país.

Contudo, a moeda suíça duplicou de valor face ao zloty aumentando consideravelmente os custos das famílias. 

O Bank Millennium - detido em 50,1% pelo BCP - é, a par da unidade do Santander e do banco do Commerzbank no país, um dos que sente um maior peso da carteira de créditos em francos-suíços.

Em Lisboa, o BCP também segue do lado das perdas, com uma descida de 2,19% para 1,0898 euros.

Ver comentários
Saber mais BCP Varsóvia Bank Millennium zlotys crédito à habitação Polónia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio