Notícia
Polónia apresenta solução para a conversão de créditos
Os bancos deverão ficar a conhecer os detalhes sobre as regras que vão vigorar para a conversão de créditos na Polónia. A imprensa polaca revela que estas serão conhecidas esta terça-feira.
Os detalhes do plano para a conversão dos créditos à habitação concedidos em francos suíços para zlotys, deverão ser conhecidos esta terça-feira, 2 de Agosto, de acordo com a Bloomberg que cita o jornal polaco Rp.pl, que não revela onde obteve a informação.
Os bancos terão de assumir perdas significativas com esta conversão, prevendo-se que os custos ascendam a "vários" milhares de milhões de zlotys.
Deverão assim ser conhecidos os detalhes deste plano, depois da primeira proposta ter sido chumbada pelo supervisor da banca polaca. A Autoridade de Supervisão Financeira da Polónia (KNF, na sigla em polaco) chumbou, em Março, a proposta do Governo que imputava aos bancos polacos os custos totais da conversão. Desde então que se aguarda por uma nova proposta.
O plano que deverá ser conhecido esta quarta-feira deverá limitar o impacto para a banca, já que, de acordo com a mesma fonte, o Executivo terá tido atenção à situação da banca polaca e da sua envolvente, nomeadamente o Brexit e os riscos associados à banca italiana, que tem estado sob os holofotes devido ao nível dos crédito malparado e às suas necessidades de capital.
Em Maio, os bancos polacos, entre os quais se encontra o Millennium Bank, do BCP, apresentaram uma proposta para resolver esta questão. O sector propõe a conversão de 5 a 10% dos empréstimos denominados em francos e custaria aos bancos 2,7 mil milhões de zlotys (614 milhões de euros), uma solução com uma factura bem menos pesada que a proposta pelas autoridades polacas e que beneficiaria o BCP.