Notícia
Millennium Bank dispara mais de 16%
O Millenium Bank, detido em 50,1% pelo BCP, está a disparar em bolsa, depois de ter sido noticiado que a Polónia vai apresentar esta terça-feira os detalhes sobre as regras para a conversão de créditos na Polónia.
As acções do Millennium Bank estão a subir 12,63% para 5,26 zlotys, tendo chegado a subir um máximo de 16,27% para 5,43 zlotys, atingindo o valor mais elevado desde 20 de Abril e o maior ganho dos últimos cinco anos. Esta subida alivia para 4,68% a queda desde o início do ano das acções do banco detido maioritariamente pelo BCP. E não é apenas a variação das acções que é elevada. A liquidez também está em destaque, tendo já trocado de mãos mais de 1,5 milhões de acções, quando a média diária dos últimos seis meses é de 1,07 milhões.
Esta subida expressiva das acções do banco polcado surge no dia em que foi noticiado que os detalhes do plano do Governo da Polónia para a conversão dos créditos à habitação concedidos em francos suíços para zlotys, deverão ser conhecidos esta terça-feira, 2 de Agosto, de acordo com a Bloomberg que cita o jornal polaco Rp.pl, que não revela onde obteve a informação.
Os bancos terão de assumir perdas significativas com esta conversão, prevendo-se que os custos ascendam a "vários" milhares de milhões de zlotys. Ainda assim, os valores serão bastante inferiores ao inicialmente previsto.
A primeira proposta do Governo polaco foi chumbada pelo supervisor da banca polaca. A Autoridade de Supervisão Financeira da Polónia (KNF, na sigla em polaco) chumbou, em Março, a proposta do Governo que imputava aos bancos polacos os custos totais da conversão. Desde então que se aguarda por uma nova proposta.
E não é apenas o Millennium Bank que está a reflectir em bolsa a expectativa sobre este programa. Os ganhos entre a banca polaca são generalizados. O Alior Bank sobe mais de 1%, o MBank ganha mais de 4,5%, o PKO aprecia mais de 6% e o Getin Noble valoriza-se quase 14%.