Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bancos polacos poderão converter créditos de forma voluntária e gradual

O presidente polaco elaborou uma proposta para a conversão dos créditos à habitação concedidos em francos suíços para zlotys. E as regras serão menos prejudiciais para a banca do que o que se receava.

33º - Polónia. Posição em 2015 (33ª)
02 de Agosto de 2016 às 11:41
  • ...

A Polónia não vai obrigar os bancos a converter os empréstimos para a compra de casa concedidos em francos suíços para zlotys. Em vez disso, vai deixar que sejam os bancos a fazê-lo de forma voluntária e gradual, de acordo com a Reuters que cita fontes próximas do assunto.

 

O governador do banco central, Adam Glapinski, revelou que a proposta apresentada pelo presidente do país, Andrzej Duda, admite a possibilidade dessa conversão ser voluntária, acrescenta a Bloomberg.


Assim, em vez de obrigar os bancos a converterem os créditos deixará nas mãos das instituições essa decisão. Mas dará incentivos para que isso aconteça, de acordo com fontes citadas pela Reuters, que não especificam que tipo de incentivos serão dados.

 

O governador revelou também que o plano traçado agora não provocará qualquer instabilidade nos mercados e será "bom" para as famílias com crédito.

 
A proposta do presidente deverá ser apresentada ainda esta terça-feira, altura em que deverão ser conhecidos os pormenores da mesma.

Os bancos terão de assumir perdas significativas com esta conversão, prevendo-se que os custos ascendam a "vários" milhares de milhões de zlotys. Ainda assim, os valores serão bastante inferiores ao inicialmente previsto.

 

A primeira proposta do Governo polaco foi chumbada pelo supervisor da banca polaca. A Autoridade de Supervisão Financeira da Polónia (KNF, na sigla em polaco) chumbou, em Março, a proposta do Governo que imputava aos bancos polacos os custos totais da conversão. Desde então que se aguarda por uma nova proposta.

A Reuters realça que há mais de um milhão de polacos com créditos em francos suíços, tendo celebrado estes contratos para beneficiarem das taxas de juro baixas que eram praticadas na Suíça. Contudo, actualmente têm encargos muito mais elevados porque o franco suíço duplicou o seu valor face ao zloty nos últimos anos. 

Ver comentários
Saber mais Polónia banca conversão de créditos Adam Glapinski Andrzej Duda Autoridade de Supervisão Financeira da Polónia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio