Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Banca, Jerónimo Martins e Galp Energia levam bolsa nacional a cair quase 1%

A bolsa nacional mantém a tendência de queda que se seguiu à abertura e segue a desvalorizar quase 1%. A banca e os pesos pesados Jerónimo Martins e Galp são as empresas que mais estão a pressionar o índice.

13 de Maio de 2013 às 12:57
  • ...

A bolsa portuguesa está em terreno negativo no dia em que os ministros das Finanças da Zona Euro vão discutir a conclusão da sétima avaliação do programa português, depois de no Domingo o conselho de ministros ter chegado a acordo sobre as medidas a tomar.

 

O índice PSI-20 desce 0,71% para 6.231,32 pontos, com 16 cotadas a descer, uma a valorizar e três a negociarem inalteradas, numa altura em que foram divulgados os índices de preços do consumidor para Portugal, que subiram 0,4% em Abril.

 

Os títulos da banca e os pesos pesados Jerónimo Martins e Galp inverteram a tendência de ganhos da abertura da sessão, encontrando-se agora a pressionar o índice bolsista português. O BES encontra-se a deslizar 2,88% para 0,775 euros, o BCP perde 0,93% para 0,106 euros, e o BPI desliza 1,87% para 1,104 euros. O Banif negoceia inalterado nos 0,114 euros.

 

Na semana passada, e em apenas três dias, o BES perdeu mais de 500 milhões de euros em bolsa. A penalizar a negociação esteve a apresentação dos resultados do primeiro trimestre do ano, altura em que o banco liderado por Ricardo Salgado registou prejuízos de 62 milhões de euros, algo que surpreendeu os analista e levou a que várias casas de investimento cortassem o preço-alvo para a acção. Nos últimos quatro dias as acções do BES deslizaram 16,14%.

 

Nos pesos pesados, a Jerónimo Martins deprecia 0,58% para 17,875 euros e a Galp perde 0,44% para 12,585 euros.

 

A única empresa do PSI-20 que está a contrariar a tendência negativa do índice é a EDP, que aprecia 0,15% para 2,628 euros. Na semana passada, a empresa negociou em máximos de dois anos, reagindo em alta à apresentação dos resultados que surpreenderam os analistas, devido ao crescimento das actividades da empresa no mercado liberalizado.

Ver comentários
Saber mais PSI-20 Bolsa de Lisboa Euronext Lisboa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio