Notícia
Aston Martin avança com IPO que a avalia em 5,1 mil milhões de libras
A fabricante do carro favorito do James Bond decidiu avançar com o IPO, numa operação que valia a Aston Martin em até 5,1 mil milhões de libras (5,7 mil milhões de euros).
A Aston Martin entregou a proposta para a oferta pública inicial (IPO) esta quinta-feira, 20 de Setembro na bolsa de Londres.
A fabricante de carros de luxo vai vender uma participação de 25% por um valor entre 17,50 libras e 22,50 libras por título, de acordo com a informação dada pela empresa e citada pela imprensa internacional. Este preço por acção avalia a empresa entre 4 e 5,1 mil milhões de libras.
A Aston Martin estipulou Outubro como o mês em que se deverá estrear na bolsa de Londres, numa operação que deverá contar com o apoio de accionistas já existentes, como os grupos de "private equity".
A Aston Martin fechou o primeiro semestre do ano com receitas de 445 milhões de libras, o que corresponde a um aumento de 8% face ao mesmo período do ano passado. A contribuir para este desempenho esteve a procura dos modelos DB11 coupé e DB11 Volante. O EBITDA, resultados antes de impostos, juros, depreciações e amortizações, aumentaram 14%.
Andy Palmer assumiu a liderança da Aston Martin em 2014, tendo-se focado no lançamento de novos modelos, como o popular DB11, de 200 mil dólares.
O valor a que será feito a operação, aproxima a avaliação da Aston Martin da da Ferrari, o que está a levantar algumas dúvidas entre os analistas, consultados pela Bloomberg. "Adoramos a marca. Respeitamos a equipa de gestão. Mas, pura e simplesmente, não percebemos como é que o multiplo da Ferrari parece realista", salientou Max Warburton, analista da Sanford, numa nota de análise.