Notícia
Apple afunda mais de 6% após apresentação de estimativas
A Apple caiu 6,7% na abertura da sessão, após revelar, esta terça-feira, estimativas inferiores ao esperado pelos analistas, apesar dos resultados positivos no segundo trimestre. O impacto estende-se ao sector.
As acções da Apple iniciaram a sessão a recuar quase 7%, após a gigante tecnológica ter revelado estimativas para o quarto trimestre inferiores ao esperado pelos analistas, esta terça-feira, após o fecho dos mercados. Na negociação fora de horas, as acções estavam já a desvalorizar 7%, uma tendência que se confirmou na abertura da bolsa de Nova Iorque, esta quarta-feira, 22 de Julho.
Os títulos da dona do iPhone estão a recuar 6,07% para 124,68 dólares. Estiveram já a descer um máximo de 6,7% para 121,99 dólares, logo no início da sessão, tendo entretanto abrandado o ritmo das quedas. A queda empresa mais valiosa do mundo em bolsa está a penalizar o índice tecnológico Nasdaq, que recua 0,55%.
A Apple reportou esta terça-feira um lucro de 10,7 mil milhões de dólares e um aumento de 33% nas receitas para 49,6 mil milhões de dólares, ambos acima das previsões dos analistas consultados pela Bloomberg. A venda de iPhones também cresceu 35% para 47,5 milhões, mas abaixo das expectativas dos analistas. Para o quarto trimestre, a empresa prevê alcançar entre os 49 e 51 mil milhões de dólares, também inferior às expectativas do mercado. Indicadores que desagradaram os investidores fazendo afundar as acções.
Além da Apple, outras tecnológicas apresentaram resultados esta terça-feira que desagradaram os accionistas. A Microsoft reportou o maior prejuízo de sempre, causado pela amortização da compra da unidade móvel da Nokia, levando as acções a afundar um máximo de 4,08%. Seguem a perder 1,12%. A Yahoo, que apresentou também estimativas inferiores às previsões dos analistas, afunda 1,61%.
O impacto destes números estendeu-se ao resto do sector, penalizando especialmente os fornecedores da Apple. A ARM, fornecedora de componentes chave do iPhone 6 e que apresentou também resultados esta terça-feira, está a cair 5,87% para 978 pences, em Londres. A Dialog Semiconductor, cujas receitas dependem em 78% da Apple, está a desvalorizar 6,46% para 49,08 euros.