Notícia
Apple afunda 9% após vendas decepcionantes de iPhones no terceiro trimestre
A empresa liderada por Tim Cook desiludiu o mercado ao reportar um número de vendas de iPhones abaixo do esperado. Além disso, as estimativas das receitas para o quarto trimestre também são inferiores à projecção média dos analistas.
Depois de ter encerrado a sessão regular da bolsa, na terça-feira, a ceder 1% para 130,75 dólares, a Apple segue a cair 8,8% em Nova Iorque, na negociação fora de horas, após reportar venda de 47,5 milhões de iPhones no seu terceiro trimestre fiscal. Comparativamente com o período homólogo do ano passado, representou um aumento de 35%, mas os analistas antecipavam a venda de 48,8 milhões nesse período, pelo que os números decepcionaram o mercado.
Além disso, nas suas estimativas para o quarto trimestre, a tecnológica da maçã avançou com uma previsão entre 49 e 51 mil milhões de dólares, quando o consenso de mercado apontava para 51,1 milhões, o que também desiludiu os investidores.
Qualquer indicação de uma menor procura de iPhone desencadeia receios de que a Apple tenha dificuldades em vender mais smartphones nos últimos meses do ano. O mercado espera que a empresa lance ainda este ano um novo modelo.
Relativamente às contas do terceiro trimestre, a empresa liderada por Tim Cook reportou um lucro de 10,7 mil milhões, ou 1,85 dólares por acção, ao passo que as receitas aumentaram 33% para 49,6 mil milhões.
Ambas as rubricas ficaram acima do projectado pelos analistas, que apontavam para um lucro de 1,81 dólares por acção e um volume de negócios de 49,4 mil milhões de dólares.fs
A Apple não apresentou dados para as vendas do Apple Watch, que foi introduzido no mercado em Abril passado.