Notícia
A semana em oito gráficos: bolsas europeias sobem e Lisboa destaca-se em contraciclo
As bolsas europeias ganharam terreno de forma generalizada, esta semana, com exceção da praça lisboeta, que teve um desempenho em contraciclo no acumulado das cinco sessões.
Europa maioritariamente no verde
PSI-20 cede terreno
BCP foi o título que mais desceu na praça lisboeta
Cobham com o melhor desempenho do Stoxx600
UPS sustenta S&P 500
Kudlow impulsiona dólar
Petróleo sobe com queda de stocks nos EUA
Juros portugueses abaixo de 0,5%
No Velho Continente, as principais praças bolsistas registaram saldos semanais positivos – exceção feita ao índice de referência nacional, o PSI-20, que foi sobretudo pressionado pelo BCP.
Na quinta-feira, depois de ter sido divulgado o comunicado com as conclusões do encontro do BCE, em que a autoridade monetária decidiu manter os juros, as ações reforçaram os ganhos. No entanto, com a conferência de Mario Draghi o sentimento mudou, já que o presidente do BCE disse que não foi discutida uma descida dos juros nesta reunião e que o risco de recessão neste momento é baixo.
Estas duas ideias foram suficientes para colocar em dúvida se o BCE vai mesmo avançar com uma descida dos juros em setembro, como é antecipado, o que acabou por inverter o sentimento do mercado.
Na sexta-feira, com novos dados económicos dececionantes do lado alemão, voltou a crescer a convicção de que em setembro o Banco Central Europeu possa decidir-se por um corte dos juros, a par do que se espera que a Fed faça na próxima semana.