Notícia
CMVM levanta suspensão das acções do BPI às 15:00
A CMVM decidiu levantar a suspensão das acções do BPI, depois do banco ter comunicado que não está a ser alvo de sanções por parte do BCE. Títulos voltam a negociar às 15:00.
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários decidiu levantar a suspensão de negociação das acções do BPI, depois de o banco ter comunicado que não está a ser alvo de qualquer sanção por parte do Banco Central Europeu, mas aguardam a decisão da instituição. As acções voltam a negociar na bolsa de Lisboa às 15h.
As acções negociaram pela última vez no passado dia 8 de Abril, tendo encerrado a subir 3,30% para 1,191 euros. Os títulos foram suspensos na última segunda-feira, 11 de Abril, depois de o CaixaBank e de Isabel dos Santos terem comunicado que tinham conseguido chegar a um entendimento.
As ordens no mercado apontam que as acções vão retomar a negociar com um valor 1,098 euros, o que implica queda de 7,8% face ao valor a que os títulos foram suspensos. A suspensão, que dura há já mais de uma semana, aconteceu depois de Isabel dos Santos e o CaixaBank terem comunicado que "encerraram com sucesso as negociações" que permitem resolver o problema do BPI em Angola.
No entanto, já este fim-de-semana, os dois maiores accionistas do BPI adiantaram que as negociações fracassaram, com o CaixaBank a avançar com o lançamento de uma OPA sobre o BPI esta segunda-feira, 18 de Abril. O banco catalão oferece 1,113 euros por cada acção do BPI, um valor inferior à cotação das acções.
Apesar do lançamento da oferta, a CMVM aguardava ainda que o BPI esclarecesse a actuação do BCE. O BPI tinha até 10 de Abril para resolver o problema da concentração excessiva de riscos a Angola e evitar a aplicação de coimas diárias pelo regulador europeu.