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Snap dispara 44% na estreia em bolsa

As acções da rede social tiveram uma estreia positiva em bolsa, com as acções a fecharem acima dos 24 dólares, quando os investidores pagaram 17 dólares.

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Foi uma estreia em grande para as acções da Snap, com os títulos a fecharem a primeira sessão em bolsa nos 24,48 dólares, o que representa uma valorização de 44% face ao preço a que as acções foram vendidas aos investidores.

 

As acções da tecnológica que controla o Snapchat estrearam-se nos 24 dólares na bolsa de Nova Iorque, com um ganho de 41%, conseguindo dilatar esta prestação ao longo da sessão. Oscilaram entre 23,50 dólares e 26,05 dólares.

 

De acordo com a Bloomberg, entre as cotadas que realizaram uma oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) acima de 2 mil milhões de dólares nos últimos cinco anos, só o Twitter conseguiu uma valorização superior no primeiro dia em bolsa. A rede social dos 140 caracteres disparou 73% na estreia em bolsa, em 2013, mas posteriormente inverteu a tendência e negociar actualmente 39% abaixo do preço do IPO.

 

No IPO, foram vendidas 200 milhões de acções da dona do Snapchat a 17 dólares cada, um valor que superou as estimativas. O intervalo a que se estimava que fossem vendidas as acções situava-se entre 14 e 16 dólares. 

Os fundadores da Snap, empresa que tem agora uma capitalização bolsista próxima de 30 mil milhões de dólares, ganharam cerca de 3 mil milhões de dólares com a operação, tendo em conta a subida dos títulos.

 

Já a empresa angariou 3,4 mil milhões de dólares com esta operação. A Bloomberg realça que o IPO da empresa liderada por Evan Spiegel, tendo em consideração os múltiplos, avalia assim a nova cotada ao dobro do Facebook e quatro vezes acima do Twitter, empresa que protagonizou a última operação semelhante de uma rede social. 

Os valores a que foi realizada a operação implicam múltiplos de 21,4 vezes face às receitas previstas para a Snap, revela a Bloomberg. O Facebook negoceia com múltiplos de 10,5 vezes as receitas enquanto o Twitter negoceia com um múltiplo de 4,8 vezes a estimativa de receitas. 

A agência de informação americana adianta que a procura superou em 10 vezes a oferta existente. Uma procura que poderia ter levado a tecnológica a vender as acções a 19 dólares cada uma, mas, segundo fontes próximas da operação, a equipa de gestão da Snap queria garantir que a estreia em bolsa seria positiva.

 

Em 2016, a Snap teve receitas de 404,5 milhões de dólares, o que corresponde a sete vezes mais do que o volume de negócios registado em 2015. Ainda assim, o fecho do ano acabou por ser negativo, já que a empresa registou um prejuízo de 514,6 milhões de euros. Um valor que corresponde a uma deterioração dos números, uma vez que em 2015 os prejuízos tinham sido de 372,9 milhões de dólares.


O Snapchat tem 158 milhões de utilizadores activos diários. Este número compara com os cerca de 1,2 mil milhões de utilizadores diários do Facebook, um número idêntico ao registado pelo WhatsApp – plataforma de mensagens do Facebook. Já o Twiter tem actualmente mais de 300 milhões de utilizadores activos diários. 

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