Notícia
Snap estreia a 24 dólares. Mais 41% do que no IPO
As acções da Snap estrearam-se na bolsa a valer 24 dólares, mais 41% do que o valor a que acções foram vendidas no IPO.
As acções da Snap estrearam-se nos 24 dólares na bolsa de Nova Iorque, um valor 41% acima dos 17 dólares a que acções foram vendidas na operação de colocação em bolsa.
Na oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês), foram vendidas 200 milhões de acções da dona do Snapchat a 17 dólares cada, um valor que superou as estimativas. O intervalo a que se estimava que fossem vendidas as acções situava-se entre 14 e 16 dólares.
A operação avalia assim a empresa em cerca de 20 mil milhões de dólares, tendo em consideração as 1,16 mil milhões de acções existentes após o IPO, revela a Bloomberg.
A Snap conseguiu assim 3,4 mil milhões de dólares com esta operação. E, segundo informação avançada pela agência americana, com base em fontes próximas do processo, a avaliação a avaliação total da Snap, incluindo instrumentos convertíveis e opções, ascende a 23,6 mil milhões de dólares.
A Bloomberg realça que o IPO da empresa liderada por Evan Spiegel, tendo em consideração os múltiplos, avalia assim a nova cotada no dobro do Facebook e quatro vezes acima do Twitter, empresa que protagonizou a última operação semelhante de uma rede social.
Os valores a que foi realizada a operação implicam múltiplos de 21,4 vezes face às receitas previstas para a Snap, revela a Bloomberg. O Facebook negoceia com múltiplos de 10,5 vezes as receitas enquanto o Twitter negoceia com um múltiplo de 4,8 vezes a estimativa de receitas.
A agência de informação americana adianta que a procura superou em 10 vezes a oferta existente. Uma procura que poderia ter levado a tecnológica a vender as acções a 19 dólares cada uma, mas, segundo fontes próximas da operação, a equipa de gestão da Snap queria garantir que a estreia em bolsa seria positiva.
Em 2016, a Snap teve receitas de 404,5 milhões de dólares, o que corresponde a sete vezes mais do que o volume de negócios registado em 2015. Ainda assim, o fecho do ano acabou por ser negativo, já que a empresa registou um prejuízo de 514,6 milhões de euros. Um valor que corresponde a uma deterioração dos números, uma vez que em 2015 os prejuízos tinham sido de 372,9 milhões de dólares.
O Snapchat tem 158 milhões de utilizadores activos diários. Este número compara com os cerca de 1,2 mil milhões de utilizadores diários do Facebook, um número idêntico ao registado pelo WhatsApp – plataforma de mensagens do Facebook. Já o Twiter tem actualmente mais de 300 milhões de utilizadores activos diários.