Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

IPO da Snap avalia cotada no dobro do Facebook

A Snap vendeu 200 milhões de acções a 17 dólares cada uma. A oferta pública inicial avalia a dona do Snapchat no dobro do Facebook e quatro vezes superior ao Twitter, tendo em consideração os múltiplos.

Reuters
02 de Março de 2017 às 07:58
  • ...
Os dados da oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) da Snap já são conhecidos. Foram vendidas 200 milhoes de acções da dona do Snapchat a 17 dólares cada uma, um valor que superou as estimativas. O intervalo a que se estimava que fossem vendidas as acções situava-se entre 14 e 16 dólares. 

A operação avalia assim a empresa em cerca de 20 mil milhões de dólares, tendo em consideração as 1,16 mil milhões de acções existentes após o IPO, revela a Bloomberg. 

A Snap, que se estreia esta quinta-feira, 2 de Março, em bolsa, conseguiu assim 3,4 mil milhões de dólares com esta operação. E, segundo informação avançada pela agência americana, com base em fontes próximas do processo, a avaliação a avaliação total da Snap, incluindo instrumentos convertíveis e opções, ascende a 23,6 mil milhões de dólares. 

A Bloomberg realça que o IPO da empresa liderada por Evan Spiegel, tendo em consideração os múltiplos, avalia assim a nova cotada no dobro do Facebook e quatro vezes acima do Twitter, empresa que protagonizou a última operação semelhante de uma rede social. 

Os valores a que foi realizada a operação implicam múltiplos de 21,4 vezes face às receitas previstas para a Snap, revela a Bloomberg. O Facebook negoceia com múltiplos de 10,5 vezes as receitas enquanto o Twitter negoceia com um múltiplo de 4,8 vezes a estimativa de receitas. 

A agência de informação americana adianta que a procura superou em 10 vezes a oferta existente. Uma procura que poderia ter levado a tecnológica a vender as acções a 19 dólares cada uma, mas, segundo fontes próximas da operação, a equipa de gestão da Snap queria garantir que a estreia em bolsa seria positiva.

Em 2016, a Snap teve receitas de 404,5 milhões de dólares, o que corresponde a sete vezes mais do que o volume de negócios registado em 2015. Ainda assim, o fecho do ano acabou por ser negativo, já que a empresa registou um prejuízo de 514,6 milhões de euros. Um valor que corresponde a uma deterioração dos números, uma vez que em 2015 os prejuízos tinham sido de 372,9 milhões de dólares.

 

O Snapchat tem 158 milhões de utilizadores activos diários. Este número compara com os cerca de 1,2 mil milhões de utilizadores diários do Facebook, um número idêntico ao registado pelo WhatsApp – plataforma de mensagens do Facebook. Já o Twiter tem actualmente mais de 300 milhões de utilizadores activos diários. 


(Notícia actualizada às 8:30 com mais informação)
Ver comentários
Saber mais Snap Snapchat Facebook Twitter bolsa mercados IPO da Snap
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio