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IPO da Snap avalia cotada no dobro do Facebook
A Snap vendeu 200 milhões de acções a 17 dólares cada uma. A oferta pública inicial avalia a dona do Snapchat no dobro do Facebook e quatro vezes superior ao Twitter, tendo em consideração os múltiplos.
A operação avalia assim a empresa em cerca de 20 mil milhões de dólares, tendo em consideração as 1,16 mil milhões de acções existentes após o IPO, revela a Bloomberg.
A Bloomberg realça que o IPO da empresa liderada por Evan Spiegel, tendo em consideração os múltiplos, avalia assim a nova cotada no dobro do Facebook e quatro vezes acima do Twitter, empresa que protagonizou a última operação semelhante de uma rede social.
Os valores a que foi realizada a operação implicam múltiplos de 21,4 vezes face às receitas previstas para a Snap, revela a Bloomberg. O Facebook negoceia com múltiplos de 10,5 vezes as receitas enquanto o Twitter negoceia com um múltiplo de 4,8 vezes a estimativa de receitas.
A agência de informação americana adianta que a procura superou em 10 vezes a oferta existente. Uma procura que poderia ter levado a tecnológica a vender as acções a 19 dólares cada uma, mas, segundo fontes próximas da operação, a equipa de gestão da Snap queria garantir que a estreia em bolsa seria positiva.
Em 2016, a Snap teve receitas de 404,5 milhões de dólares, o que corresponde a sete vezes mais do que o volume de negócios registado em 2015. Ainda assim, o fecho do ano acabou por ser negativo, já que a empresa registou um prejuízo de 514,6 milhões de euros. Um valor que corresponde a uma deterioração dos números, uma vez que em 2015 os prejuízos tinham sido de 372,9 milhões de dólares.
O Snapchat tem 158 milhões de utilizadores activos diários. Este número compara com os cerca de 1,2 mil milhões de utilizadores diários do Facebook, um número idêntico ao registado pelo WhatsApp – plataforma de mensagens do Facebook. Já o Twiter tem actualmente mais de 300 milhões de utilizadores activos diários.
(Notícia actualizada às 8:30 com mais informação)