Notícia
IPO da Snap deverá avaliar a empresa entre 19,5 e 22,2 mil milhões de dólares
A dona do Snapchat definiu o intervalo em que fará a oferta inicial de venda entre 19,5 e 22,2 mil milhões de dólares, valor que a concretizar-se fará desta entrada em bolsa a terceira maior de entre as tecnológicas ao longo da última década.
A Snap, empresa tecnológica que é dona da rede social Snapchat, já estabeleceu o intervalo a partir do qual pretende concretizar a sua entrada em bolsa, definindo uma avaliação para a oferta inicial de venda (IPO, na sigla inglesa) entre 19,5 mil milhões de dólares e 22,2 mil milhões de dólares.
De acordo com estes montantes revelados por fontes envolvidas na operação e citadas pela agência Bloomberg, a verificar-se uma avaliação deste tipo será a terceira mais valiosa entrada em bolsa realizada nos últimos 10 anos por parte de empresas tecnológicas.
A Snap está assim a avaliar as suas acções entre 14 e 16 dólares. A concretizar-se esta avaliação será a maior entrada em bolsa de uma tecnológica desde o IPO da Alibaba, que em 2014 arrecadou um valor recorde de 25 mil milhões de dólares.
Com três anos de existência, a Snap é primeira rede social a querer estar cotada em bolsa desde que o Twitter realizou o seu IPO há mais de três anos. No âmbito deste processo, a Snap pretende iniciar brevemente o habitual "roadshow" passando por cidades como São Francisco, Los Angeles e Nova Iorque.
Em 2016 a empresa arrecadou receitas de 404,5 mil milhões de dólares, mais de seis vezes acima do valor conseguido em 2015 (58,7 milhões de dólares), com os prejuízos a crescerem de 372,9 milhões de dólares em 2015 para 514,6 milhões de dólares em 2016.
A Bloomberg nota que apesar de a gestão da Snap acreditar que as receitas da empresa continuarão a crescer, a tecnológica poderá enfrentar dificuldades em angariar novos utilizadores, isto depois de o número de novos subscritores ter abrandado no segundo semestre do ano passado.
O Snapchat tem 158 milhões de utilizadores diários activos, número que compara com os 400 milhões do Instagram.