Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

França vai preparar sanções caso Londres recuse atribuir as licenças de pesca

Pós-Brexit continua a ser uma dor de cabeça. O Governo francês diz estar a preparar sanções contra o Reino Unido caso Londres se recuse a atribuir licenças de pesca até ao final deste mês.

Em causa estão os direitos de pesca nas ilhas anglo-normandas após o Brexit.
24 de Outubro de 2021 às 13:51
  • ...
O Governo francês anunciou este domingo que vai preparar uma lista de sanções contra o Reino Unido caso Londres se recuse a atribuir, até 31 deste mês, as licenças a que considera ter direito para pescar nas ilhas anglo-normandas.

Numa entrevista ao canal de televisão France 3, o secretário de Estado dos Assuntos Europeus francês, Clément Beaune, lembrou que as licenças são atribuídas no quadro da saída do Reino Unido da União Europeia (UE) - "Brexit" - e que Paris não está a pedir favores a ninguém.

"Não pedimos nenhum favor. Pedimos a aplicação do acordo, na íntegra, e ainda não conseguimos", afirmou Beaune, admitindo, porém, que, nos últimos dias, o diálogo foi retomado, mas que os avanços são ainda "insuficientes". 

Beaune indicou que, a pedido do primeiro-ministro francês, Jean Castex, os membros do Governo vão elaborar nos próximos dias a lista de sanções e adiantou que, por exemplo, será limitado o direito dos pescadores britânicos a desembarcarem as suas capturas em portos franceses. 

O conflito pelos direitos de pesca dos franceses nas águas das ilhas anglo-normandas sob jurisdição britânica já dura há vários meses e apresenta diversos picos de tensão política. 

No início do mês, Castex exigiu à Comissão Europeua "maior firmeza" em elação a Londres e avisou que, caso não cumprisse os seus objetivos, denunciaria os acordos de Brexit e a cooperação bilateral, que inclui nomeadamente os de controlo dos fluxos de imigrantes irregulares que tentam entrar no Reino Unido pela costa francesa.
Ver comentários
Saber mais Reino Unido da União Europeia Londres França Brexit pescas licenças
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio