Notícia
Governo anuncia programa "Girls in STEM". Arranca no início do próximo ano
A ministra da Juventude e Modernização em Portugal, Margarida Balseiro Lopes, anunciou um novo projeto governamental que pretende assegurar que as carreiras em áreas como as ciências, tecnologia, engenharia e matemática são mais inclusivas para as mulheres.
"Girls in STEM". É o novo programa do Governo, anunciado pela ministra da Juventude e Modernização em Portugal, Margarida Balseiro Lopes, no painel "Human centred govtech" na Web Summit, e que deverá arrancar no início de 2025.
Sem revelar grandes detalhes daquilo que será este projeto, a ministra começou por admitir que há três áreas em que Portugal "não está a fazer o suficiente": o uso e acesso responsável das crianças aos novos meios digitais; a inclusão das gerações mais velhas no "novo mundo" e, por fim, em diminuir o fosso entre géneros no acesso e inclusão no mercado de trabalho em áreas como as ciências, a tecnologia, a engenharia e a matemática (STEM, acrónimo em inglês).
É neste último ponto que surge o programa do Executivo de Luís Montenegro. "As mulheres não tinham espaço para escrever o seu futuro, sobretudo nestas áreas. Na Europa e em Portugal, uma em cinco especialistas de TIC (tecnologias de informação e comunicação) são mulheres. Atualmente, as mulheres representam metade da população da União Europeia, mas não podemos sequer atingir 20% dos atuais especialistas em TIC. Imaginem o que estamos a perder ao não darmos às mulheres as ferramentas para inovar nestas áreas", lamentou.
No entanto, do programa só apontou uma data. "Não é uma iniciativa isolada, é uma prioridade nacional", garantiu esta manhã, 13 de novembro, na Web Summit.
A ministra da Juventude garantiu ainda que o Governo irá dar mais detalhes sobre a estratégia nacional para o digital no final deste ano. "Não vamos deixar ninguém para trás", disse.