Notícia
Reino Unido elimina quarentena obrigatória para viajantes de 47 países
A partir de 11 de outubro, apenas sete países vão continuar na lista “vermelha” do Reino Unido. Além da retirada de quase meia centena de países desta lista, também há alterações para viajantes totalmente vacinados de países como a Índia, Turquia ou Gana.
O Reino Unido voltou a mexer nas regras para os viajantes. Desta vez, o ministro dos Transportes britânico partilhou que a quarentena obrigatória à chegada deixará de ser obrigatória para mais 47 países.
"A partir de segunda-feira, dia 11 de outubro, vou retirar 47 países da nossa lista vermelha - incluindo a África do Sul, permanecendo apenas sete países e territórios [na lista]", escreveu na rede social Twitter.
I'm also making changes so travellers visiting England have fewer entry requirements, by recognising those with fully-vax status from 37 new countries and territories including India, Turkey and Ghana, treating them the same as UK fully vax passengers. [2/3]
— Rt Hon Grant Shapps MP (@grantshapps) October 7, 2021
As mudanças, que deixarão apenas países como a Colômbia, República Dominicana, Equador, Haiti, Panamá, Peru e Venezuela na lista "vermelha", vão ter efeito a partir das quatro da madrugada da próxima segunda-feira, dia 11. Até lá, os viajantes que cheguem ao Reino Unido com origem nestes 47 países continuarão a precisar de cumprir um período de quarentena obrigatória de 11 dias.
Dos países que vão sair desta lista que implica quarentena constam territórios como o Brasil, Angola, Cabo Verde, África do Sul ou Tailândia.
"As medidas anunciadas hoje marcam o próximo passo enquanto continuamos a abrir as viagens e a disponibilizar estabilidade aos passageiros e à indústria, enquanto continuamos a caminho de manter as viagens disponíveis à séria", acrescentou Shapps no Twitter.
Mudanças para quem está totalmente vacinado
Além da significativa diminuição da lista "vermelha", o Governo inglês anunciou também alterações para as entradas de quem está totalmente vacinado contra a covid-19.
"Estou também a fazer alterações para que os turistas que visitam Inglaterra tenham menos requisitos à entrada, ao reconhecer o estatuto de totalmente vacinados a 37 países e territórios, incluindo a Índia, Turquia e Gana, tratando-os da mesma forma que aos passageiros britânicos totalmente vacinados", diz Shapps. Além destes países, também Hong Kong, Paquistão e Brasil integram esta lista, "desde que os viajantes não tenham passado por um país da lista vermelha dez dias antes de chegarem a Inglaterra".