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Portugal arranca “roadshow” para conquistar investimento estrangeiro no turismo

As viagens começam em Fevereiro, com países como China, Estados Unidos da América ou Cuba já garantidos no itinerário. Em Espanha, esse trabalho está a ser feito na Fitur, com grupos hoteleiros a demonstrar "trabalho feito" para investir.

18 de Janeiro de 2017 às 15:34
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O Governo português vai iniciar, já em Fevereiro, um conjunto de viagens para procurar captar investimento estrangeiro no sector do turismo. China, Índia, Estados Unidos da América, Brasil e Cuba serão os primeiros destinos.


O anúncio foi feito esta quarta-feira, 18 de Janeiro, por Ana Mendes Godinho. A secretária de Estado do Turismo falava num encontro com jornalistas durante a Fitur - Feira Internacional de Turismo a decorrer em Madrid até dia 22.

"Vamos estar a mostrar as vantagens que temos para os investidores", afirmou a responsável lembrando que Portugal foi recentemente distinguido como um dos melhores países para se investir neste sector.

Além do "roadshow" será também lançada uma plataforma com informação prática, no sentido de ajudar potenciais investidores a perceber que oportunidades e quais os mecanismos existentes em Portugal.

Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, lembrou que a intenção passa também por levar experiência e conhecimentos portugueses para o estrangeiro, dando o exemplo de Cuba, onde se abrem oportunidades no sector do turismo depois do reatar de relações com os Estados Unidos da América.

Tecnologia, mobiliário ou equipamentos são apenas algumas das áreas que o país poderá exportar mais no sector do turismo. "Há valências em Portugal que não existem em outro lugar do mundo", acredita Luís Araújo.

Ana Mendes Godinho arrancou já esse trabalho de captação de investimento na Fitur, onde já esteve reunida com hoteleiros, operadores turísticos e companhias aéreas, assim como com a Organização Mundial do Turismo.

A secretária de Estado do Turismo referiu que existem grupos hoteleiros espanhóis interessados em instalar-se ou reforçar presença em Portugal. "Já estão numa fase avançada. Não é um interesse abstrato mas com trabalho feito", garantiu.

Um dos pontos de interesse tem sido o programa Revive, onde o Estado cede edifícios históricos a privados no sentido da sua recuperação e exploração económica.

Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal (na foto), considera que a Fitur é um momento importante para aproveitar a reunião de várias nacionalidades no mesmo espaço. "Hoje de manhã estivemos reunidos desde o Canadá à Austrália", exemplificou.

Para se afirmar no exterior, Portugal tem-se feito valer também das 16 mil notícias e 600 prémios e distinções de que foi alvo ao longo de 2016.

 

Retrato dos turistas espanhóis em Portugal

A Fitur – Feira Internacional de Turismo decorre em Madrid até ao próximo domingo, 22 de Janeiro. Portugal faz-se representar por sete regiões, 61 empresas e quatro start-ups num espaço com 913 metros quadrados. Contudo, outras empresas a cidades estão também presentes com stands próprios.

Este ano, o objectivo português passa por vender quatro produtos: espiritualidade, cultura, natureza e gastronomia.

O mercado espanhol cresceu quase 10% em Portugal de Janeiro a Novembro de 2016, segundo os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística. Foram 1,57 milhões de hóspedes e 3,74 milhões de dormidas. As receitas geradas superaram os 1,4 mil milhões.

No número de hóspedes, Espanha é o segundo mercado com um peso de 14%, sendo apenas ultrapassado pelo Reino Unido. Se analisadas as dormidas, o país vizinho é batido pela Alemanha e desce à terceira posição.

Lisboa é o principal destino dos espanhóis, reunindo 31% do fluxo. Seguem-se Algarve e Norte como localizações preferidas. Metade dos fluxos turísticos estão concentrados entre Julho e Setembro.

Portugal conta com mais de 300 voos semanais para território espanhol, com a companhia aérea nacional TAP a representar um terço do total.

 

*em Madrid. O jornalista viajou a convite do Turismo de Portugal

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