Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Número de dormidas sobe para 4 milhões em fevereiro. Algarve e Açores ainda abaixo do pré-pandemia

Os níveis atingidos em fevereiro deste ano foram superiores aos observados no mesmo período de 2020, quando ainda não havia efeitos da pandemia. Britânicos lideram quota de mercado de dormidas. Alemães e espanhóis visitam menos do que há três anos.

Bruno Colaço
31 de Março de 2023 às 12:07
  • ...
O número de hóspedes e de dormidas manteve a tendência de crescimento em fevereiro deste ano. O setor do alojamento turístico registou 1,7 milhões de hóspedes e 4 milhões de dormidas nesse mês, o que corresponde a um aumento de 33% e 38,5%, respetivamente

"Os níveis atingidos em fevereiro de 2023 foram superiores aos observados em fevereiro de 2020, quando ainda não havia efeitos da pandemia", refere o Instituto Nacional de Estatística (INE). Face a esse período pré-pandémico, o crescimento foi de 4,3% no número de hóspedes e 5,9% nas dormidas.

As dormidas continuaram a superar os valores pré-pandemia em todos os segmentos de alojamento, com as noites em estabelecimentos hoteleiros a liderarem as subidas (39,9%). Contudo, o crescimento de dormidas de residentes abrandou. "Em fevereiro, o mercado interno contribuiu com 1,4 milhões de dormidas e os mercados externos
totalizaram 2,7 milhões de dormidas. Comparando com fevereiro de 2020, observaram-se aumentos de 4,9% nas dormidas de residentes (+9,5% em janeiro) e 6,5% nas de não residentes (+4,7% em janeiro)", afirma o INE.

No mês em causa, "32,9% dos estabelecimentos de alojamento turístico estiveram encerrados ou não registaram movimento de hóspedes".

Todas as regiões portuguesas viram aumentos nas dormidas em fevereiro, tendo a Área Metropolitana de Lisboa concentrado 30,8% do valor total, seguindo-se o Algarve (19,5%), o Norte (17,2%) e a Madeira (15,3%). Comparado a fevereiro de 2020, apenas o Algarve e os Açores estão abaixo dos níveis pré-pandemia (-6,8% em ambos).

A média do número de noites também acelerou em fevereiro. "A estada média nos estabelecimentos de alojamento turístico aumentou 4,1% para 2,45 noites", revela ainda o instituto de estatísticas.

Britânicos lideram dormidas

Os residentes no Reino Unido continuaram liderar em termos de dormidas, representando 16,9% do total das dormidas de estrangeiros em fevereiro. Representa um aumento de 2,2% face a fevereiro de 2020.

"Os mercados alemão (quota de 11,3%) e espanhol (quota de 10,2%) decresceram 4,9% e 2,6% face ao período pré-pandemia, respetivamente".

Ao todo, os 17 principais mercados registaram aumentos em fevereiro, representando 86,1% das dormidas de estrangeiros. O mercado polaco foi o que mais cresceu face à pré-pandemia, 58,9%, seguido pelo norte-americano (49,6%), irlandês (32,8%). "Os maiores decréscimos observaram-se nas dormidas de hóspedes suecos (-28,5%), dinamarqueses (-11,0%) e brasileiros (-7,6%).
Ver comentários
Saber mais INE Algarve Açores turismo hotelaria e alojamentos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio