Notícia
Hotelaria recebe mais turistas e aumenta proveitos
Os primeiros oito meses do ano revelaram-se positivos para a hotelaria em Portugal. Pelo menos comparando com o ano passado. Houve mais turistas e geraram-se mais proveitos.
A hotelaria recebeu um total de 11,88 milhões de hóspedes nos primeiros oito meses do ano, o que corresponde a um crescimento de 8,2% face a igual período do ano passado, revelou esta quinta-feira, 15 de Outubro, o Instituto Nacional de Estatística (INE).
As dormidas totais ascenderam a 34,08 milhões, mais 6,4% do que há um ano. A maior fatia das dormidas é da responsabilidade de estrangeiros (23,7 milhões), mas tanto residentes como estrangeiros aumentaram o número de dormidas em Portugal.
Os hotéis continuam a ser o tipo de estabelecimento mais procurado pelos turistas, e, nestes casos, são os de quatro estrelas que mais turistas recebem.
Os proveitos totais gerados pela hotelaria aumentaram 12,1% para 1,7 milhões, enquanto os proveitos de aposento cresceram 13,9% para 1,2 milhões.
Isolando só o mês de Agosto, verifica-se igualmente aumentos na generalidade das rubricas, ainda que a um ritmo mais moderado.
Os primeiros oito meses do ano revelaram-se positivos para a hotelaria em Portugal. Pelo menos comparando com o ano passado. Houve mais turistas e geraram-se mais proveitos.
Turistas italianos são os que mais aumentam
Por países, foi a Itália que aumentou mais o número de turistas, tendo aumentado em 20,4% o número de visitantes nos primeiros oito meses do ano, seguida dos EUA, cujo aumento foi de 15,5%.
Só em Agosto, foi da Alemanha que se observou o maior aumento (13%), seguida de Itália (10,8%). No oitavo mês do ano, entre os 10 principais países de onde provêm mais turistas para Portugal, registou três quedas: Brasil (-10,9%), Espanha (-1,9%) e Países Baixos (-0,8%).
Ainda assim, é o Reino Unido de onde mais turistas chegam a Portugal. No acumulado dos oito meses, este país representou 23,6% das dormidas de não residentes e 16,4% do total de dormidas, revela o INE. Segue-se Espanha, que corresponde a 18,5% do total.
Algarve e Lisboa recebem mais de metade dos turistas
Por regiões, o Algarve continua a ser o destino de eleição, quer dos turistas residentes como estrangeiros, seguida da Região Metropolitana de Lisboa. As duas regiões juntas recebem 59,6% do total dos turistas em Portugal.
São também estas regiões que geram mais proveitos. Algarve e Lisboa geram 65,6% do total dos proveitos gerados pela hotelaria em Portugal nos primeiros oito meses do ano.