Notícia
Dormidas em hotéis portugueses crescem graças a estrangeiros
Residentes em Portugal continuam a passar menos noites em estabelecimentos hoteleiros nacionais. O sector está a ser sustentado pelos turistas estrangeiros.
Os turistas portugueses estão a dormir menos nos estabelecimentos hoteleiros portugueses. Ainda assim, há mais dormidas nesses hotéis. São os turistas estrangeiros que sustentam a evolução positiva.
Verificou-se, em Outubro deste ano, um crescimento homólogo de 6,3% das dormidas nos estabelecimentos nacionais, num total de 3.744 mil. O valor representa uma subida face aos 5% no acumulado do ano, entre Janeiro e Outubro, conforme provam os dados divulgados esta sexta-feira, 13 de Dezembro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Os turistas oriundos do mercado externo representavam, nesse mês, 77,3% do total de dormidas. Um peso que tem vindo a subir. Os residentes no estrangeiro representaram 2.892 mil dormidas nos estabelecimentos hoteleiros no décimo mês do ano, o que corresponde a uma subida de 8,6% face ao mesmo mês de 2012. Desde Janeiro, o crescimento acumulado é de 8%.
Os mercados de origem dos turistas a registarem os maiores avanços em Outubro foram França (34%, bastante acima da média de 14% no acumulado do ano), Alemanha e Brasil.
“A evolução das dormidas de residentes [em Portugal] permaneceu negativa”, adianta o INE, mostrando uma queda de 0,9% em Outubro, inferior à descida de 1,8% nos dez meses do ano.
Os proveitos totais da actividade turística e o rendimento por quarto subiram em Outubro 7,8% e 5,9%, respectivamente, e mantêm uma tendência positiva desde o início do ano. No caso das receitas totais, o valor atingiu os 173,5 milhões de euros em Outubro.