Notícia
Número de obras licenciadas e concluídas continua a cair
No terceiro trimestre, o número de obras licenciadas e concluídas mantive a tendência do trimestre anterior e continuou a cair. Assim, de Julho a Setembro, o número de edifícios licenciados caiu 20,6% face ao período homologo e o número de edifícios concluídos diminuiu 27,6% face a igual período do ano passado.
No terceiro trimestre de 2013, o número de edifícios licenciados e concluídos mantive a tendência decrescente registada no trimestre anterior. Neste período, os edifícios licenciados diminuíram 20,6% face ao mesmo período do ano passado, de acordo com os dados divulgados esta sexta-feira, dia 13 de Dezembro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Comparando com o trimestre anterior, este indicador diminuiu 4,1%, dado que no segundo trimestre este indicador tinha deslizado 18,4%. Desta forma, foram licenciados 4,1 mil edifícios. “A região de Lisboa apresentou a variação mais negativa nos edifícios licenciados (-63,8%) ainda que todas as restantes regiões tenham apresentado variações homólogas negativas, embora menos acentuadas. Na região Centro observou-se a variação menos negativa (-9,9%)”, explica o comunicado do INE.
Já os edifícios concluídos registaram uma queda de 27,6%, ou seja, uma diminuição de 2,7% face ao mesmo período de 2012. Assim, foram concluídos 4,7 mil edifícios durante o terceiro trimestre. O gabinete de estatísticas esclarece que “todas as regiões apresentaram variações homólogas negativas nos edifícios concluídos, com especial destaque para os Açores e Algarve, que apresentaram as variações mais negativas, respectivamente de -43,6% e -42,0%”.