Notícia
Cláudia Azevedo sucede a Belmiro na liderança da Sonae Capital
A filha de Belmiro de Azevedo sucede ao pai na liderança executiva da Sonae Capital, que continua como presidente do conselho de administração.
Cláudia Azevedo é a nova presidente executiva da Sonae Capital, substituindo o pai naquele cargo. Belmiro de Azevedo permanece como presidente do conselho de administração.
Nas mãos da empresária, nomeada pelo conselho de administração que foi eleito na assembleia-geral de accionistas desta segunda-feira, 18 de Março, fica uma empresa que apresentou um prejuízo de 11,7 milhões de euros em 2012.
Cláudia Azevedo, 43 anos completos em Janeiro, vai ser a presidente da comissão executiva da empresa dona do Troiaresort e gestora dos ginásios da marca Solinca, liderando uma equipa constituída por Álvaro Carmona e Portela e Ivone Teixeira da Silva, esta última como presidente com responsabilidade financeira (CFO), indica o comunicado emitido através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
“É tempo de olhar para o futuro, focados no desenvolvimento da estratégia da Sonae Capital, prosseguindo uma abordagem de simplificação e enfoque do portefólio e de aposta nas vias de crescimento já identificadas”, sublinha Cláudia Azevedo em declarações distribuídas pelas redacções.
A nova CEO da Sonae Capital salienta que irá dar “continuidade com a linha de rigor e profissionalismo da anterior equipa executiva”. Carmona e Portela e Cláudia Azevedo transitam da comissão executiva anterior, sendo que, até 2012, o "board" só contava com dois membros - Belmiro e Portela - tendo sido aí alargado para a entrada de Cláudia Azevedo.
Os accionistas, reunidos em assembleia-geral, votaram no conselho de administração, e, no caso do encontro de hoje, elegeram um grupo de seis elementos. A Efanor, detida por Belmiro de Azevedo, é a principal accionista da Sonae Capital com 62,6% do capital. Foi a administração que, depois, nomeou a comissão executiva e o presidente da mesma.
“Sinto-me honrada pelos votos de confiança manifestados pelos accionistas, na eleição do conselho de administração, e pelos meus colegas, que me escolheram para liderar a comissão executiva da Sonae Capital”, assinalou ainda a nova presidente da Sonae Capital.
Belmiro queria sair antes dos 75 anos
A expectativa de que Belmiro de Azevedo iria sair da liderança tinha sido já dada quando o empresário anunciou a saída das rédeas executivas da Sonae Indústria. Nessa altura, a indicação foi a de que o dono da Sonae queria “deixar de exercer funções executivas imediatamente antes de cumprir 75 anos de idade [17 de Fevereiro]”, sendo este um “objectivo pessoal”.
Em Fevereiro, não foi emitido nenhum comunicado ao mercado a indicar a posição do empresário na Sonae Capital, embora se soubesse que, em Março, iria haver uma assembleia-geral de accionistas que pudesse mudar a liderança. A sucessão foi efectivada nessa reunião magna, que se realizou hoje.
Já na Sonae, Belmiro de Azevedo optou por deixar a liderança executiva nas mãos do filho Paulo Azevedo. Em entrevista à revista 2 do jornal “Público”, Belmiro de Azevedo tinha considerado que a sucessão no grupo Sonae “foi a mais bem planeada que houve em Portugal”. A Sonae Indústria escapou a esta tendência (o presidente executivo é Rui Correia), embora Belmiro continue a ser o “chairman” e Paulo Azevedo o vice-presidente do conselho de administração.
Experiência de gestão no “Público”
Cláudia Azevedo, 43 anos, tem na sua experiência profissional a passagem pela direcção de Marketing da Optimus, a operadora da Sonaecom.
Licenciada em Gestão de Empresas pela Católica, Cláudia Azevedo é a presidente responsável pela área de media (do jornal “Público”) e de Software e Sistemas de Informação na Sonaecom.
A empresária é, aliás, a representante da família para a Zopt, a empresa que a Sonaecom e Isabel dos Santos criaram para controlar a companhia resultante da fusão da Optimus e da Zon Multimédia.
(Notícia actualizada com mais informações às 18h33; notícia actualizada pela terceira vez às 18h45)