Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Uber acorda pagar 163 milhões a taxistas na Austrália

O valor visa compensar os milhares de taxistas na Austrália que terão perdido rendimento após a empresa entrar no mercado.

Amr Abdallah Dalsh/Reuters
Sílvia Abreu silviaabreu@negocios.pt 18 de Março de 2024 às 11:18
A Uber concordou pagar 271,8 milhões de dólares australianos (cerca de 163 milhões de euros ao câmbio atual) aos taxistas na Austrália. O valor, segundo avança a Bloomberg, visa compensar os milhares de taxistas que terão perdido rendimento após a empresa entrar naquele mercado.

A ação judicial foi submetida por mais de 8 mil taxistas e motoristas em 2019, representados pela Maurice Blackburn Lawyers. De acordo com a empresa de advocacia, este é um dos valores acordados mais elevados para resolução de ações coletivas na história do país.

"A Uber foi responsabilizada pelas suas ações", afirmou Michael Donelly, diretor da Maurice Blackburn, citado pela Bloomberg. Num outro comunicado, a Uber refere que faz "contribuições significativas" para os planos de compensação de taxistas no país desde 2018. "Com o acordo proposto hoje, deixamos estes problemas no passado", afirmou, sem fornecer detalhes sobre o caso em questão. 

O acordo terá de ser aprovado pelo tribunal, que validará como sendo de interesse dos membros da classe.

Os problemas entre a Uber e os taxistas não é exclusivo da Austrália, ocorrendo um pouco por todo o mundo. A prática de concorrência desleal é uma das principais queixas contra a empresa norte-americana. Em dezembro, cerca de 2.500 taxistas em França avançaram com uma ação judicial contra a Uber, mas acabaram por ver o tribunal dar razão à Uber.

A Uber, que é cotada na bolsa de Nova Iorque, tem uma capitalização bolsista de 157,96 mil milhões de dólares. 
Ver comentários
Saber mais Uber transportes empresas economia justiça
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio