Notícia
Tribunal de Contas aprova compra de autocarros eléctricos para Coimbra
A BYD Europe tem agora nove meses para entregar os oito autocarros eléctricos e respectivos carregadores, num investimento de 4,7 milhões para renovar a frota dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra.
O Tribunal de Contas concedeu o visto ao contrato assinado pelo presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado (na foto), para a aquisição de oito autocarros eléctricos de transporte urbano de passageiros, assim como de oito carregadores de baterias à BYD Europe BV.
De acordo com informação da Câmara Municipal de Coimbra, a aquisição representa um investimento de quase 4,7 milhões de euros.
A empresa contratada tem agora um prazo de nove meses para entregar os veículos e os respectivos carregadores, os quais servirão para renovar a frota dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) com veículos mais eficientes e que utilizam fontes de energia com melhor desempenho ambiental.
A Câmara de Coimbra aprovou no início deste ano a proposta de adjudicação para o fornecimento dos oito autocarros eléctricos e carregadores à BYD Europe BV, que venceu o procedimento.
Segundo uma nota da SMTUC, esta aquisição surgiu na sequência de uma candidatura da Câmara de Coimbra ao PO SEUR - Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, sendo que os oito autocarros eléctricos têm 12 metros de comprimento e a lotação total será superior a 80 pessoas.