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Tráfego nas auto-estradas cai 8% em Março

Circulação nas antigas Scut continua a diminuir face a 2012. A do Algarve foi a que registou a menor queda.

Bruno Simão/Negócios
23 de Junho de 2013 às 22:00
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O tráfego médio diário continua a cair em todas as antigas sete Scut. Em Março passado, face ao mesmo mês de 2012, as quedas oscilaram entre os 5,8% na do Algarve e os 14,9% na do Grande Porto, revela o relatório de tráfego do primeiro trimestre do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT). As razões para estes decréscimos estarão agora mais ligadas à crise económica, uma vez que desde Dezembro de 2011 que todas as ex-Scut passaram a ser pagas.

Ao contrário do que vinha acontecendo, a Via do Infante foi a que menos tráfego perdeu em Março, face ao mesmo mês do ano anterior, na ordem dos 5,8%. Já relativamente a Fevereiro deste ano, a circulação nesta via registou já um aumento da ordem dos 16%. Comportamento semelhante tiveram outras antigas Scut Em Março último, e face ao mês anterior, as concessões Beira Interior, Beiras Litoral e Alta, Interior Norte e Norte Litoral apresentaram acréscimos na circulação, entre 1,3% e 11%.

De acordo com o relatório do IMT, todas as concessões, à excepção da do Douro Litoral, registaram quedas no tráfego médio diário em Março, face ao mesmo mês de 2012. Excluindo as antigas Scut, a Litoral Centro (A17), da Brisal, foi a que registou a maior diminuição na circulação, de 12,5%. A Lusoponte e as concessões Norte e Oeste perderam, por seu lado, neste período, mais de 9% do tráfego médio diário. Na Grande Lisboa o recuo foi superior a 7% e na concessão Brisa acima dos 6%.

Lusoponte perde 7.000 veículos

A concessionária das duas travessias do Tejo registou em Março, em termos médios e face ao mesmo mês de 2012, uma queda de tráfego superior a 9%, passando a circulação média diária de quase 76 mil veículos há um ano para menos de 69 mil agora. De acordo com os dados do IMT, a circulação na ponte 25 de Abril recuou no final do primeiro trimestre 10,7%, enquanto na Vasco da Gama o decréscimo foi da ordem dos 8%.

No seu conjunto o tráfego diário nas auto-estradas nacionais caiu, em termos de média ponderada, 8% em Março passado face ao mesmo mês de 2012, um recuo que equivale a 1.130 veículos.

Com a continuada diminuição de veículos a circular nas várias auto-estradas nacionais, são já várias as que apresentam um tráfego médio diário abaixo dos 10 mil veículos. Um limiar abaixo do qual ainda esta semana o presidente da Estradas de Portugal, António Ramalho, assumia em entrevista ao Diário Económico e Antena 1 ser "difícil justificar uma auto-estrada". Ex-Scut como as das Beiras Litoral e Alta, Algarve, Beira Interior e Interior Norte estão actualmente abaixo deste patamar. Esta última tem inclusivamente menos de 3.500 veículos em circulação por dia. O mesmo acontece com as concessões lançadas já mais recentemente, como é o caso da Litoral Centro, que regista um tráfego médio diário inferior a 4.400 veículos e com a Douro Litoral, por onde passam apenas por dia 4.221 viaturas.

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