Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Táxis obrigados a verificar taxímetros até 31 de dezembro

O Instituto Português da Qualidade quer garantir que todos os táxis do país efetuem até ao final do ano a revisão periódica de taxímetros. Essa operação é realizada em regra quando se alteram as tarifas, coisa que este ano não aconteceu.

Tiago Petinga/Lusa
Negócios jng@negocios.pt 12 de Novembro de 2021 às 10:40

Os taxistas estão obrigados a realizar a Verificação Periódica de Taxímetros e terão de o fazer até 31 de dezembro. O aviso é do Instituto Português da Qualidade e consta de um despacho publicado esta sexta-feira em Diário da República. 


Em causa está o facto de, em regra, esta verificação ser feita quando há alterações de tarifas e os taxímetros têm de ser adaptados. O problema é que este ano não se verificou qualquer alteração tarifária, pelo que os taxistas terão de efetuar na mesma a revisão periódica. 


Nos concelhos de Lisboa e Oeiras, mantém-se a realização da verificação periódica dos taxímetros instalados nos táxis das respetivas praças, pelos Serviços Municipais de Metrologia da Câmara Municipal de Lisboa. Os proprietários dos táxis dos concelhos limítrofes poderão também agendar a verificação junto dos Serviços Municipais de Metrologia da Câmara Municipal de Lisboa, mas com marcação prévia. 


Quanto aos restantes concelhos do país, deve a verificação ser realizada, a título excecional e até 31 de dezembro de 2021, pelos reparadores e instaladores de taxímetros "cujas qualificações para a realização da primeira verificação, se estendem", na sequência deste despacho, para a execução da Verificação Periódica.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio