Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Taxas aumentam 1,4% no aeroporto do Porto e 1,49% no de Faro

Este aumento acontece depois de um processo complicado, em que os aumentos do aeroporto de Lisboa acabaram por se atrasar e só deverão entrar em vigor em março.

Paulo Duarte
11 de Janeiro de 2019 às 07:42
  • ...

As taxas nos aeroportos do Porto e Faro aumentam hoje 1,4% e 1,49%, respetivamente, segundo uma deliberação da Comissão Executiva da ANA -- Aeroportos de Portugal, datada de novembro.

 

Este aumento acontece depois de um processo complicado, em que os aumentos do aeroporto de Lisboa acabaram por se atrasar e só deverão entrar em vigor em março.

 

"Em termos absolutos, o aumento da receita regulada por passageiro terminal por aeroporto" é de 11 cêntimos no Porto e de 12 cêntimos em Faro, lê-se no documento, que referiu que as "evoluções absolutas propostas não constituem qualquer variação tarifária excessiva, pois que se situam abaixo da taxa de inflação (1,8%) e, igualmente importante, não comprometem a atividade e competitividade tarifária dos aeroportos da rede ANA".

 

A proposta para o aumento global médio das taxas de 1,40% para o Porto tem por base uma estimativa de quase 12,5 milhões de passageiros com destino naquela cidade, uma receita regulada de 100,8 milhões de euros e uma receita regulada por pessoa de 8,06 euros. O aumento da receita deverá aproximar-se dos 1,3 milhões de euros.

 

Já para a subida de 1,49% nas taxas de Faro, a ANA apresentou a estimativa de 8,8 milhões de passageiros, uma receita regulada de 72,7 milhões de euros e uma receita regulada prevista para 2019 por pessoa de 8,21 euros. 

 

Em Lisboa, o processo de consulta para a atualização dos valores iniciou-se em setembro de 2018, mas no início de outubro o regulador do setor (ANAC), impôs a suspensão, depois de verificar "uma contradição" entre o contrato de concessão e os cálculos efetuados.

 

Foi retomado em 26 de novembro, recordou a ANA -- Aeroportos de Portugal, que informou, na mesma deliberação, que a subida média das taxas reguladas, em termos anuais, na Madeira é de 0,01%, nos Açores é de 1,38%, enquanto em Beja não haverá aumentos.

 

Entretanto, em 02 de janeiro, foi tomada a decisão de levar a cabo um aumento médio das taxas reguladas para o aeroporto de Lisboa, a partir de março, de 1,44%, traduzindo-se num crescimento da receita regulada por passageiro de 0,16 euros, segundo deliberação da ANA.

 

Ver comentários
Saber mais Porto Faro Comissão Executiva da ANA ANAC Beja Açores Madeira
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio