Notícia
Singapura inicia testes de autocarros autónomos
O país volta a ser palco para testes de veículos de condução autónoma. A assinatura de um novo acordo para as avaliações de autocarros sem condutor vem mais uma vez promover o uso de transportes públicos e a partilha de veículos.
Depois dos testes de táxis sem condutor, Singapura encontra-se actualmente a testar autocarros de condução autónoma. De acordo com a Reuters, o projecto conta com a colaboração da Universidade Tecnológica de Nanyang. Ainda não foi confirmada uma data de início dos testes.
O regulador de transportes de Singapura, citado pela mesma fonte, afirma que os testes começarão com dois modelos de autocarros híbridos eléctricos. A Autoridade de Transportes Terrestres pretende assim criar um sistema de condução automática que retire os modelos de autocarros com sensores actuais e que consiga navegar de forma mais eficaz no tráfego e com as condições climáticas do país.
Nos planos do país está ainda incluído o desenvolvimento de veículos autónomos para a limpeza das ruas.
Singapura tem servido vários testes de veículos de condução autónoma. O país foi recentemente notícia neste campo após a ocorrência de um acidente. Na passada terça-feira, um automóvel automático colidiu contra um camião enquanto mudava de faixa de rodagem. A nuTonomy, empresa responsável por estes testes, afirma à Reuters estar a investigar o acontecimento.