Notícia
PSA Sines recebe novas gruas elétricas e avança na automatização
Os novos pórticos de parque fazem parte do projeto de expansão do terminal de contentores do porto de Sines, que prevê investimentos de 412 milhões de euros, e estarão prontas a operar no final de junho.
A PSA Sines, operadora do terminal de contentores do porto alentejano (terminal XXI), recebeu seis novos pórticos de parque totalmente automatizados, considerando ter dado esta quinta-feira "o seu primeiro passo em direção ao equipamento de parque totalmente automatizado".
Em comunicado, a empresa explica que estas gruas serão adicionadas às 29 existentes, permitindo-lhe "alavancar as suas operações".
Estas novas gruas fazem parte da primeira etapa do projeto de expansão da Fase III da PSA Sines, que espera que estejam prontas para operações ao vivo no final do segundo trimestre deste ano, depois de serem submetidas a testes e comissionamento nas próximas semanas.
As novas gruas, juntamente com os dois pórticos de cais recentemente adicionados e a aquisição de 12 novos camiões com atrelado, fazem parte do projeto de expansão da Fase III no valor de 412 milhões de euros, afirma ainda na mesma nota.
Quando estiver concluído esse investimento em 2030, o terminal poderá quase duplicar a sua capacidade de movimentação anual de 2,7 milhões de TEU (unidade equivalente a um contentor) para 4,2 milhões de TEU.
"Esta mudança de diesel para elétrico reforçará a posição da PSA Sines como um dos principais portos da Península Ibérica e contribuirá para o objetivo de sustentabilidade da empresa de reduzir as suas emissões de carbono para metade até 2030 e ser completamente neutra em carbono até 2050", afirma.
Desde o início das obras do terminal em 2000, a PSA Sines investiu até agora mais de 370 milhões de euros na modernização das suas instalações.
"A PSA Sines irá progressivamente incorporar equipamentos totalmente automatizados e operados remotamente que são alimentados por eletricidade para reduzir ainda mais as nossas emissões de carbono", afirma o diretor de Engenharia da PSA Sines, Ricardo Sobral, citado no comunicado.