Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Programa de incentivo aos transportes públicos vai receber 439 milhões em 2025

Programa de transportes públicos recebeu 410 milhões de euros em 2024. Novo montante de apoio resulta do aumento das receitas das emissões de CO2.

Aumento das receitas das taxas de carbono fazem subir apoios ao uso de transportes públicos DR
  • ...

O programa de Incentivo ao Transporte Público Coletivo de Passageiros (Incentiva+TP), que resultou na junção dos programas o PART e PROTransP terá um orçamento anual de 439,19 milhões de euros em 2025, em resultado das receitas das taxas de carbono.

O valor do financiamento foi publicado esta sexta-feira, 28 de fevereiro, em Diário da República, onde indica que o montante será consignado pelo Fundo Ambiental. "O mesmo diploma refere que esse montante das receitas corresponde a uma percentagem entre 50% e 75% das receitas que resultaram do adicionamento sobre as emissões de CO²", lê-se na portaria. 

Como as receitas das emissões de CO² têm vindo e aumentar e "as verbas a transferir para as áreas metropolitanas (AM) e comunidades intermunicipais (CIM) não podem resultar num montante inferior ao ano anterior", a taxa de atualização tarifária vai aumentar 2,02% este ano.

"O valor do Programa Incentiva+TP em 2024 foi de 410 milhões de euros e a TAT fixada para 2025 é de 2,02%, pelo que, no mínimo, o valor a transferir para as AM e CIM é de 418,28 milhões de euros, sendo o valor máximo correspondente a 439,19 milhões de euros".

Os Ministérios das Finanças, Infraestruturas e Ambiente, que assinam a portaria, inficam que as receitas das taxas de carbono "cobradas em 2023 ascenderam a 745,17 milhões de euros, o valor mínimo e máximo a transferir para as AM e CIM corresponde a percentagens de, respetivamente, 56,1% e 58,9% da receita cobrada".

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio